Dia Nacional da Água e a limpeza das linhas de água da bacia do rio Alcabrichel

rio alcabrichel

 

Assinala-se, hoje, em Portugal o Dia Nacional da Água.

Desde 1983 que o dia se assinala no nosso país, a 1 de outubro, data que​ coincide com o início do ciclo hidrológico (início em outubro, por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano).​

Falando em dia Nacional da Água, o município de Torres Vedras assinou esta semana um contrato para a “limpeza de linhas de água da bacia do rio Alcabrichel 2021”.

O Rio Alcabrichel nasce na Serra de Montejunto e desagua na praia de Porto Novo, ao longo do seu curso atravessa as freguesias do Maxial, Ramalhal, A-dos-Cunhados e Maceira, sendo que a sua a bacia (cerca de 180 km²) interceta ainda parte das freguesias de Campelos, Monte Redondo e Outeiro da Cabeça.

Ao longo dos seus cerca de 25 km existe uma ETAR que descarrega para o seu leito, leito que é albergue de, pelo menos, uma espécie em vias de extinção.

O município de Torres Vedras vai agora proceder à limpeza deste rio mobilizando 148.088,88 € numa empreitada que tem90 dias de calendário para ser executada (após consignação).

 

Leia também