18 setembro é o Dia Internacional da Limpeza Costeira

RL

 

Assinalou-se hoje o Dia Internacional da Limpeza Costeira, a data é celebrada anualmente no terceiro sábado de setembro.

A Fundação Oceano Azul conta com mais de 150 ações terrestres e subaquáticas reúnem voluntários de norte a sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, entre 18 a 26 de setembro de 2021.

Pelo concelho de Mafra realizou-se hoje uma ação de limpeza de praia na Praia de Ribeira d’Ilhas e amanhã é a vez da Praia de São Lourenço (15h00). Na terça-feira (21 de setembro) é a vez da Praia dos Pescadores, numa ação fechada às escolas e no dia 23 a ação – também fechada às escolas – acontece na Praia Foz do Lizandro.

O dia tem como principais objetivos a consciencialização ambiental e alertar para a importância da limpeza das praias, rios e lagos para a sustentabilidade dos oceanos.

Anualmente, entre 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entopem os oceanos, plástico que mata mais de 1 milhão de aves marinhas, que come plástico, mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias e um imenso número de peixes.

Em todo o mundo, milhões de voluntários participaram em milhares de ações de limpeza realizadas em mais de 180 países, incluindo Portugal.

Leia também