IPMA | Julho de 2021 foi o mês mais quente na Europa mas foi “frio e seco” em Portugal continental

temperatura

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de julho de 2021 foi o 3.º mais quente a nível global e o 2.º julho mais quente de sempre na Europa… em Portugal foi um mês “frio e seco”.

O mês de julho de 2021 “foi mais quente do que a média na maior parte das regiões do norte e leste da Europa, com “ondas de calor desde o Báltico até ao Mediterrâneo oriental; no sudeste da Europa no final do mês verificaram-se ondas de calor muito severas”. As temperaturas estiveram “muito acima do valor normal” e em Helsínquia, ou na Islândia e em partes do leste da Gronelândia registaram-se temperaturas “muito acima da média”.

Por outro lado, no meio e no final do mês ocorreram “inundações devastadoras” devido a forte precipitação, na Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça e no sul do Reino Unido.

Julho de 2021 foi “um pouco mais frio do que a média” numa faixa que se estendeu “de Portugal até à Alemanha e em partes do noroeste da Rússia”, tendo sido classificado no nosso País, como um mês “frio e seco”.

Em Portugal Continental, o valor médio da temperatura máxima do ar foi de 28,49 °C (- 0,23 °C inferior ao valor normal). Registou-se precipitação entre os dias 11 e 21 nas regiões do Norte e Centro e entre 17 e 20 na região Sul.

No final do mês, 58% do território estava em situação de seca meteorológica, com os distritos de Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Bragança a verificarem “um aumento da área em seca fraca”. Na classe de seca moderada encontra-se grande parte do Baixo Alentejo e do Barlavento Algarvio, enquanto na classe de seca severa encontram-se a zona de Alvalade do Sado e o Sotavento Algarvio.

 

Leia também