Ericeira | Exposição “Retratos Contados de Alice Vieira” na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva

ALICE VIEIRA EXPO ERICEIRA AGO21 CAPA

 

É bem conhecida a ligação de Alice Vieira à Ericeira. Viveu na vila em criança, a ela regressou nos anos 60 do século XX, quando regressou de Paris e desde esse tempo, a paixão da escritora pela vila nunca mais deixou de crescer.

Desse amor à Ericeira e ao concelho nasceu também uma breve incursão da escritora pela política autárquica aqui do burgo. Em 2013, respondendo a um convite de Elísio Summavielle, que então se candidatou à presidência da Câmara de Mafra, Alice Vieira candidatou-se à presidência da Assembleia Municipal.

ALICE VIEIRA EXPO ERICEIRA AGO21 2Alice Vieira tem uma carreira jornalística muito rica, tendo passado pelos jornais mais prestigiados da capital. Também como escritora, Alice Vieira, senhora de uma forma muito própria, muito coloquial, muito viva e muito vivencial de contar histórias, tem dado ao país e à sua cultura, muito do seu saber. O Jornal de Mafra tem contado com a sua colaboração, desde que iniciámos a nossa atividade em outubro de 2014.

Foi ontem inaugurada na Ericeira, a exposição “Retratos Contados de Alice Vieira”, com  curadoria de Nélson Mateus. Nela é possível folhear as fotografias do álbum que representa “Um pouco do muito que é a vida e obra de Alice Vieira”, a sua infância, o seu trabalho jornalístico, a vida familiar e as suas incursões pela prosa e pela poesia.

Foi também apresentado o livro “Diário de uma avó e de um neto, confinados em casa”, escrito por Alice Vieira e por Nélson Mateus durante o confinamento.

A exposição ficará patente ao público até 5 de setembro, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, com entrada gratuita.

Leia também