Torres Vedras | Foi assinado o memorando para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen

gs

 

Foi assinado na passada semana, no Parque Regional de Exposições, no âmbito da Feira de S. Pedro, um memorando de entendimento para a criação do Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen.

Este memorando visa a constituição de uma plataforma para a promoção da utilização do hidrogénio verde no Concelho, a qual envolve um vasto conjunto de entidades, entre elas a Câmara Municipal de Torres Vedras.

“Os subscritores deste documento comprometem-se em colaborar cada um dentro das suas diversas áreas de intervenção, sejam elas de investigação e desenvolvimento, indústrias, prestações de serviços nas mais diversas áreas, produtores de energia, transportadores, financiadores, entre outros”, sendo que “a colaboração referida deverá materializar-se através da partilha de ações e informações entre todos independentemente dos objetivos particulares de cada um, encarregando-se o Município em fazer o papel de ligação entre os subscritores do presente memorando, e de divulgação de possíveis fontes de financiamento sejam elas privadas ou públicas, sempre que tal lhe seja proposto e ou solicitado”, pode ler-se no documento.

O memorando refere ainda que “o hidrogénio verde assume um papel central, enquanto opção eficiente para promover, aprofundar e facilitar a transição energética e, em simultâneo, como oportunidade de desenvolvimento económico, industrial, científico e tecnológico no quadro europeu. Portugal apresenta fortes argumentos para permanecer na vanguarda da transição energética e construir uma estratégia rumo a uma economia neutra em carbono, baseada em fontes de energia renovável, com foco na eficiência energética e nos benefícios para o consumidor de energia”.

O prazo de validade do pacto agora assinado é de cinco anos, podendo esse prazo ser prorrogado.

[Imagem: CMTV]

 

Leia também