Projeto “Junta(te) ao Nosso Património” da DGPC une juntas de freguesia e monumentos

pnm

 

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançou um projeto-piloto com vista a “fomentar a reaproximação ao Património Cultural e às suas diferentes manifestações artísticas, em particular da população mais idosa, severamente afetada pelo isolamento devido à pandemia”.

O projeto denominado “Junta(te) ao Nosso Património” contempla um conjunto de ações e visitas durante os meses de verão, e une 6 equipamentos culturais da DGPC e seis Juntas de Freguesia, entre elas a Junta de Freguesia de Mafra (as restantes são Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Bucelas, Odivelas, Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e S. Domingos de Benfica).

O projeto prevê a realização de “uma visita semanal, em duas semanas consecutivas, durante o mês de julho, agosto ou setembro, de dois grupos de 10 pessoas de cada uma das Juntas de Freguesia participantes”. A participação nesta atividade e os ingressos têm caráter gratuito.

Os Museus, Monumentos e Palácios, e as respetivas Juntas participantes no projeto são os seguintes:

Museu Nacional do Azulejo – Junta de Freguesia de Odivelas (concelho de Odivelas)
Museu Nacional dos Coches – Junta de Freguesia de Bucelas (concelho de Loures)
Museu Nacional da Música – União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (concelho de Oeiras)
Museu Nacional do Teatro e da Dança/Museu Nacional do Traje – Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica (concelho de Lisboa)
Palácio Nacional da Ajuda – Junta de Freguesia de Mafra (concelho de Mafra)
Palácio Nacional de Mafra – Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho (concelho de Vila Franca de Xira).

O Protocolo entre a DGPC e as Juntas de Freguesia foi assinado, ontem, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

 

Leia também