Torres Vedras | Homem identificado pela GNR por corte ilegal de sobreiros

CA

 

Durante uma ação de patrulhamento, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Torres Vedras detetou um corte rente de sobreiros no concelho de Torres Vedras.

Após detetarem o arranque de várias árvores, utilizando maquinaria agrícola industrial, os elementos do NPA iniciaram diligências policiais que permitiram apurar que foram cortados sobreiros adultos. Foi elaborado um auto de contraordenação por falta de autorização, uma infração punível com coima até 150 mil euros e identificado um homem de 40 anos.

O corte ou arranque das espécies de azinheira e sobreiro em povoamento ou isolados, carece de autorização prévia, dado que estas espécies incluem alguns dos biótopos mais importantes ocorrentes em Portugal continental em termos de conservação da natureza desempenhando, assim, uma importante função na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico e na qualidade da água, tendo ainda um elevado interesse económico a nível local, desempenhando um papel fundamental na produção animal.

[imagem © GNR]

Leia também