Mafra | Assinala-se hoje o 8º Aniversário da Escola das Armas [Imagens]

Jornal de Mafra 2019.06.19 17h48m03s 053

Assinala-se hoje, 17 de junho, o 8.º Aniversário da criação da Escola das Armas (EA). Este ano, e pelo 2.º ano consecutivo, sem a tradicional comemoração pública que enchia o Terreiro de dezenas de militares.

A 03 de julho de 2013, por despacho de José Pedro Aguiar-Branco, o então Ministro da Defesa Nacional, foi aprovada a criação da Escola das Armas na vila de Mafra, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2013.

A EA é criada como “uma unidade de formação que tem por missão primária conceber e ministrar cursos de formação inicial, progressão na carreira e formação contínua, e é comandada por um brigadeiro-general“.

A ativação da Escola das Armas, ocorreu, em Mafra na manhã de dia 7 de outubro 2013, tendo a cerimónia sido presidida pelo General Artur Neves Pina Monteiro, à altura Chefe de Estado-Maior do Exército e personalidade ligada ao concelho.

O modelo agora edificado de uma Escola única contempla uma organização em rede, centrada na Escola das Armas, onde residirá o conhecimento e onde decorrerá uma formação essencialmente técnica, articulada com uma formação complementar de natureza tática, a ser ministrada em Polos de Formação, situados em unidades operacionais selecionadas à custa dos recursos humanos e materiais que as integram. A decisão de localizar em Mafra a Escola das Armas foi a escolha que minimizou os investimentos necessários à sua criação, designadamente por não obrigar à construção de novas infraestruturas de vulto e maximizar recursos através da rentabilização das instalações aqui existentes., referiu o então Chefe de Estado-Maior do Exército.

Ficou definido que 17 de junho seria o dia festivo da Escola das Armas, data que remonta à batalha de Montes Claros ocorrida a 17 de junho de 1665 em Borba, entre Portugueses e Espanhóis. Foi a Batalha de Montes Claros que deu início ao processo que pós-fim aos 28 anos de guerra entre os dois países.

Com a ativação da AE foram desativadas as Escolas Práticas de Infantaria, de Artilharia, de Cavalaria, de Engenharia, de Transmissões e o Centro Militar de Educação Física e Desportos.

As imagens seguintes são imagens de arquivo que documentam cerimónias, acontecimentos e visitas oficiais que nos últimos anos tiveram por palco a escola das armas.

Leia também