Cinema | Estreias da Semana – 17 de junho 2021

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 17 de junho 2021

 

f1 2A Candidata Perfeita

Título original: The Perfect Candidate
De: Haifaa al-Mansour
Com: Mila Al Zahrani, Dae Al Hilali, Nora Al Awad, Khalid Abdulraheem
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Arábia Saudita/ALE, 2019, Cores, 104 min

Maryam é uma jovem médica ambiciosa que trabalha numa clínica de uma pequena cidade na Arábia Saudita. Apesar das suas qualificações, Maryam tem de conquistar diariamente o respeito dos colegas homens e a aceitação dos seus pacientes. Impedida de viajar para o Dubai, na tentativa de procurar um emprego melhor, uma confusão burocrática leva-a a deparar-se com os formulários para as eleições municipais da cidade e decide concorrer. Com o pai músico ausente numa tour de primeiros concertos públicos permitidos no Reino em décadas, Maryam convoca as suas duas irmãs mais novas para começar a arrecadar fundos e organizar eventos de campanha. Enquanto enfrentam as restrições dos papéis tradicionais da mulher, a audaciosa candidatura de Maryam começa a ganhar impulso e a desafiar a sua comunidade conservadora.

 

f2 2O Amigo de Sempre

Título original: Our Friend
De: Gabriela Cowperthwaite
Com: Jason Segel, Casey Affleck, Dakota Johnson
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2019, Cores, 124 min

A história verdadeira, inspiradora, comovente e sedutora da família Teague – o jornalista Matt (Casey Affleck), a sua vibrante esposa Nicole (Dakota Johnson) e as suas duas filhas – quando as suas vidas foram perturbadas pelo diagnóstico de um cancro terminal de Nicole. À medida que as responsabilidades de Matt como zelador e pai se tornam cada vez mais exaustivas e opressivas, o melhor amigo do casal, Dane Faucheux (Jason Segel), oferece-se para ajudá-lo. Colocando a sua própria vida em espera, Dane muda-se para a casa do casal para permanecer com seus amigos até ao fim. O impacto deste gesto generoso, embora complicado, acaba por ser maior e mais profundo do que qualquer um poderia ter imaginado.

 

f3 2O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino

Título original: Hitman’s Wife’s Bodyguard
De: Patrick Hughes
Com: Ryan Reynolds, Salma Hayek, Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Antonio Banderas, Tom Hopper
Género: Comédia, Acção
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 116 min

O par mais estranho e letal do mundo – o guarda-costas Michael Bryce (Ryan Reynolds) e o assassino profissional Darius Kincaid (Samuel L. Jackson) – estão de volta noutra missão em que correm perigo de vida. Ainda sem licença profissional e sob escrutínio, Bryce é obrigado a voltar à ação pela infame vigarista internacional Sonia Kincaid (Salma Hayek), mulher de Darius, e ainda mais volátil do que o marido. Enquanto Bryce é levado à beira do abismo pelos seus clientes mais perigosos, o trio envolve-se numa trama global e percebe rapidamente que é a única barreira que pode salvar a Europa do caos total. Para ajudar à diversão e à destruição letal, temos Antonio Banderas no papel de um vingativo e poderoso lunático, e Morgan Freeman no papel de… bem, só mesmo vendo.

 

f4 2O Movimento das Coisas

Título original: O Movimento das Coisas
De: Manuela Serra
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 1985, Cores, 85 min

“O Movimento das Coisas” é o primeiro e único filme de Manuela Serra, um “documentário poético”, como descreve a Cinemateca Portuguesa, sobre o quotidiano da comunidade rural de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo. Começou a ser feito em 1979 e só seria concluído em 1985, tendo tido uma estreia premiada no Festival de Mannheim, na Alemanha, e depois em Portugal, no Festróia. A obra, porém, nunca chegou ao circuito comercial português.

 

 

f5 2O Pecado

Título original: Il Peccato
De: Andrei Konchalovsky
Com: Adriano Chiaramida, Yuliya Vysotskaya, Orso Maria Guerrini, Alberto Testone
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: RUS/ITA, 2019, Cores, 134 min

Florença, início do século XVI. Embora amplamente considerado um génio pelos seus contemporâneos, Michelangelo Buonarroti (Alberto Testone) é reduzido à pobreza e encontra-se esgotado na sua luta para terminar o teto da Capela Sistina. Quando o seu comissário e chefe da nobreza Della Rovere, Papa Júlio II, morre, Michelangelo fica obcecado em obter o melhor mármore para completar a sua tumba. A lealdade do artista é testada quando Leão X, da família rival Medici, ascende ao papado e o encarrega de uma nova encomenda lucrativa – a fachada da Basílica de San Lorenzo. Forçado a mentir para manter o favor de ambas as famílias, Michelangelo é progressivamente atormentado por suspeitas e alucinações, levando-o a examinar implacavelmente as suas próprias falhas morais e artísticas. Escrito e dirigido por Andrei Konchalovsky, “O Pecado” é uma reflexão emocionante sobre a agonia e o êxtase da grandeza individual e a profunda humanidade por trás da lenda do Renascimento.

 

f6 1Os Flofos: Viagem no Tempo

Título original: Extinct
De: David Silverman, Raymond S. Persi
Com: Adam Devine (Voz), Rachel Bloom (Voz), Ken Jeong (Voz), Catherine O’Hara (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6
Outros dados: CAN/EUA/China, 2021, Cores, 84 min

Op e Ed são dois adoráveis animais em forma de donut – Flofos – que vivem numa ilha nas Galápagos, em 1835. Ed, um pessimista rabugento, quer desesperadamente integrar-se na comunidade, enquanto Op, excessivamente exuberante, cria constantemente situações com resultados caóticos que os fazem ser excluídos. Quando as ações impulsivas de Op arruínam os preparativos para o Festival das Flores, Op e Ed são proibidos de participar no festival. Sem desanimar, Op conduz Ed até ao lado mais distante da montanha em busca de flores tão bonitas que os Flofos terão de os readmitir no festival. Aí, para espanto deles, descobrem uma grande e misteriosa flor que, num impulso mágico, suga Op e Ed para dentro dela. Eles mergulham por um colorido portal do tempo que os leva a viajar acidentalmente no tempo, de 1835 para a Xangai dos dias de hoje.

 

f7 1Supernova

Título original: Supernova
De: Harry Macqueen
Com: Colin Firth, Stanley Tucci, Pippa Haywood
Género: Drama, Romance
Classificação: M/14
Outros dados: GB, 2020, Cores, 95 min

Sam (Colin Firth, vencedor do Óscar) e Tusker (Stanley Tucci, nomeado ao Óscar) estão juntos há vinte anos e tão apaixonados como sempre. Mas o diagnóstico de demência precoce de Tusker veio alterar radicalmente as suas vidas. Com o agravar da condição de Tusker, Sam viu-se obrigado a suspender a sua vida para se dedicar a tempo inteiro ao companheiro. Enquanto Tusker ainda está em condições de viajar, decidem fazer uma viagem para retomar o contacto com amigos, familiares e lugares de seu passado. Embora Tusker já tenha sido o grande amparo de Sam, cabe agora a este assumir o comando da situação. Com o desenrolar da viagem, as ideias que cada um tem para o futuro começam a confrontar-se. Descobrem-se segredos, revelam-se planos individuais e o amor que sentem um pelo outro é restado como nunca. Por fim, face à doença incurável de Tusker acabam por ter de enfrentar o significado do seu amor.

 

 

Leia também