25 de Abril | Comemorações em Torres Vedras, Sintra, Arruda dos Vinhos, Peniche e Mafra

25abril

A liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a existência de organizações que representem uma forma plural de olhar para a coisa pública e para a organização da sociedade, o acesso universal à saúde e à educação, a existência de sindicatos livres e o fim da guerra colonial, foram alguns dos objetivos que estiveram na base do movimento militar que eclodiu em Portugal a 25 de abril de 1974, data que amanhã se comemorará.

Em Mafra, como vem sendo habitual, esta comemoração não terá lugar. A Câmara Municipal não tem nenhum programa ou iniciativa destinada a comemorar a instauração da democracia política no país, das muitas dezenas de associações que se instituíram no concelho vivendo, grande parte delas, com apoios públicos, nem aquelas que perseguem valores de caráter cultural se moveram para marcar a data, singularmente, nenhum dos partidos políticos representados no concelho, do poder às oposições, entidades que se preparam para disputar as eleições autárquicas, decidiu investir energias ou imaginação na comemoração da data em que um punhado de militares decidiram arriscar, permitindo a esses mesmos partidos o exercício do poder central e local e assegurando-lhes as subvenções públicas que lhes permitem manter as suas iniciativas de propaganda e a respetiva logística.

Mafra

Sem comemorações.

Torres Vedras

  • A Plataforma Runa Acontece realiza amanhã, 25 de abril pelas 15:00 horas uma sessão informativa no Parque Verde de Runa, cujo objetivo é “dialogar com os runenses e amigos de Runa, sobre os projectos das Infraestruturas de Portugal (IP), para a modernização da linha do oeste em Runa”
  • Inauguração do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, que decorre no próximo domingo, 25 de abril, às 15h00. O momento irá contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com os Reis do Carnaval de Torres Vedras e com o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
    Este espaço abrirá ao público no dia 27 de abril.
  • Na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras estará patente até 10 de maio, a exposição Um Jardim de Cravos. Desenvolvida com a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, esta iniciativa pretende celebrar a Revolução de 25 de abril de 1974, já que o cravo foi o símbolo da mesma, estando associado às ideias de liberdade, força, amor e vitória.
  • Inauguração da requalificação da Praça 25 de Abril, que decorrerá às 11h30 contando com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

Sintra

  • Pelas 10h00, realiza-se no edifício dos Paços do Concelho a cerimónia do Hastear da Bandeira
  • O Primeiro-Ministro vai inaugurar o Centro de Saúde de Algueirão – Mem Martins, pelas 12h30. A inauguração contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. Este novo equipamento vai servir uma população de cerca de 62 mil habitantes, representando um investimento na ordem dos 4 milhões de euros
  • Pelas 11h00, a Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II interpreta um concerto de Beethoven, no Centro Cultural Olga Cadaval.
  • Na noite de 24 de abril, às 20 horas, a Junta de Freguesia de Rio de Mouro realiza a projeção de um vídeo “Cravos de Luz” – videomapping alusivo ao 25A cem que se comparam os tempos de então com os tempos pós revolução. A projeção ocorrerá no Bairro da Tabaqueira, Varge Mondar, Vale Mourão, Rio de Mouro Velho, Serra das Minas, Rio de Mouro e Rinchoa.


Arruda dos Vinhos

  • Festival Políticas à Parte – O Centro Cultural do Morgado – projeto da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos – assinala o desconfinamento da cultura com um festival que pretende promover o pensamento político através da arte, inspirado pela quadra de forte cunho político que se comemora no 25 de Abril e 1 de Maio.

Peniche

  • Por ocasião das comemorações do 25 de abril será inaugurada na Fortaleza de Peniche no Museu Nacional Resistência e Liberdade, a primeira exposição internacional intitulada “CANDELABRO ASM – Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida”, que ficará patente até outubro próximo.

 

campanha covid.png

Leia também