Hoje celebra-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Em Portugal, a floresta ocupa mais de um terço do país (36%), com uma extensão superior a três milhões de hectares.

A 10 de abril de 1872 celebrou-se pela 1.ª vez o Dia Mundial da Árvore e da Floresta no estado norte-americano do Nebraska (EUA). Esta celebração iniciou-se para fazer face à escassez de árvores e florestas.

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore ocorreu a 9 de março de 1913, mas apenas em 1972 de celebrou o 1.º Dia Mundial da Floresta, a 21 de março.

As florestas são chamadas de “pulmões do mundo” devido à sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas. É nas florestas que se realiza a fotossíntese (produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono). As florestas são ainda importantes áreas estratégicas para a economia e para a produção de bens e alimentos.

Este ano, o tema escolhido para foi ” RESTAURAR A FLORESTA: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, tema que pretende realçar a importância da ação na recuperação das florestas: “florestas saudáveis significam população saudável”.

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que “este ano quisemos assinalar do dia da floresta de forma diferente, chamando à atenção de que a melhor forma de mostrarmos o nosso amor pela floresta e pelas árvores, é proteger as que temos”, uma vez que este ano em vez de plantar árvores “estamos a plantar máquinas que vão permitir salvar milhões de árvores e é muito mais do que apenas plantar uma árvore”, referindo-se às máquinas pesadas que o governo colocou à disposição de organizações de produtores e de comunidades intermunicipais para “proteger as árvores é criar uma floresta mais resistente ao fogo”.

 

campanha covid.png

Leia também