Em maio de 2019, o município de Torres Vedras anunciou que iria transformar o antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul.
Em outubro do mesmo ano assinou contrato para aquisição de “serviços de elaboração do projeto de execução da reabilitação de antigo posto da Guarda Fiscal, em Assenta”.
Esta semana foi assinado o contrato para a empreitada de reabilitação do posto da Guarda Fiscal da Assenta – Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul.
A empreitada deverá ficar concluída no prazo máximo de 300 dias de calendário a contar da data da sua consignação, sendo o preço contratual de 117.570,10€.
De acordo com a autarquia, o projeto Reserva Natural Local Foz Azul – Área Marinha Protegida de Torres Vedras pretende criar uma reserva natural de âmbito local, que irá contribuir para a “valorização do litoral, que se constitui como domínio prioritário da política nacional e das orientações comunitárias”.
Os principais objetivos deste projeto são:
- Informar a comunidade local da importância da proteção das espécies
- Objetivo 2: Evitar a sobre exploração das espécies
- Objetivo 3: Valorizar o território local
- Objetivo 4: Potenciar a pesca sustentável e valorizar a pesca artesanal
Ao longo dos cerca de 20 km de costa do litoral do concelho de Torres existe “(…) uma zona complexa, com elevados valores naturais. Sublinhe-se, ainda, que a sua qualidade paisagística e diversidade ecológica fazem com que seja considerada uma zona bastante atrativa, permitindo o desenvolvimento de atividades de cariz económico, social e ambiental(…)”
No ano passado, a autarquia anunciou que o edifício onde funcionou o posto da Guarda Fiscal de Porto Novo também irá ser reabilitado para que aí seja instalado o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras.
[Imagem: picachouricos gf]