Torres Vedras | Edifício do posto da Guarda Fiscal de Porto Novo vai ser reabilitado

pgf

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Guarda Fiscal. A Guarda Fiscal foi criada em setembro de 1885 e extinta em 1993, tendo sido incorporada na Guarda Nacional Republicana.

No dia que se recorda a Guarda Fiscal relembramos que o Município de Torres Vedras tem vindo a investir na requalificação dos antigos postos da Guarda Fiscal existentes no concelho.

No ano passado aprovou a reabilitação do antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta para ali instalar o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul.

Este ano foi aprovada, na reunião de câmara da passada semana, a reabilitação do edifício onde funcionou o posto da Guarda Fiscal de Porto Novo para aí ser criado o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras.

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras pretende ser “um espaço de ensino e investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras com o objetivo de aumentar a literacia oceânica e potenciar o envolvimento ativo das comunidades costeiras”.

A criação deste Centro tem um custo previsto de €246 620,21, mas o município vai apresentar uma candidatura ao projeto “EcoMar” com vista a que 85% do investimento da operação seja suportado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (caso da respetiva candidatura ser aprovada).

Leia também