Proteção Civil | Alerta para a chuva por vezes forte e persistente – Distrito de Lisboa em alerta Laranja

pc

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou 13 dos 18 distritos de Portugal Continental em alerta laranja, entre às 12h38 e as 18h00, devido à chuva, por vezes forte e persistente.

Esta foi a razão que esteve na base do envio, por parte da Proteção Civil, de um SMS de alerta para as populações. No referido SMS, a Proteção Civil alerta para o risco de inundações e pede para que se “esteja atento”.

A previsão aponta para que Portugal continental seja “afetado durante o dia 20, sábado, pela aproximação e passagem da superfície frontal fria que está associada à depressão Karim” prevendo-se por isso “chuva no litoral oeste a partir do início da manhã será persistente e pontualmente forte, e que irá progredindo gradualmente para o interior a partir da tarde. No dia 21, esperam-se aguaceiros em todo o território, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo gradualmente de frequência”.

Quanto ao vento “será do quadrante sul, mais intenso até meio da tarde no dia 20, com rajadas da ordem de até 80 km/h no litoral oeste, sendo até 100 km/h a norte do Rio Douro, e rajadas de 110 km/h nas terras altas”.

 

Segundo a última atualização, às 12h27 de hoje, os alertas emitidos para o distrito de Lisboa são os seguintes:

pl

campanha covid.png

Leia também