IPMA | Agravamento do estado do tempo previsto para os dias 29 e 30 de janeiro

Chuvacapa

De acordo com o IPMA às 0h00 de 29 de janeiro a depressão Justine deverá centrar-se nos 40N 31W, a cerca de 250 km a noroeste do Corvo (Açores). Depressão que não deverá afetar diretamente Portugal continental, mas o sistema frontal a ela associado deverá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira dia 29 e no sábado dia 30.

A previsão aponta para a partir da tarde de amanhã, 29 de janeiro, se verifique “um aumento gradualmente da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, e forte com rajadas até 100 km/h nas terras altas, rodando para oeste e diminuindo temporariamente de intensidade no final do dia de sábado”.

Também a partir da tarde de amanhã, haverá um aumento da precipitação, sendo mais intensa no Minho entre o final do dia e o início da manhã de dia 30. No domingo a previsão aponta para queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros de altitude.

A partir de domingo é esperado um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura significativa, sendo 5 a 6 metros a norte do Cabo Raso.

 

campanha covid.png

Leia também