Continuação de tempo frio em Portugal Continental e a depressão Filomena

Tempo Frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo alerta amarelo para o distrito de Lisboa devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.

  • Amarelo – Tempo Frio
    Persistência de valores baixos da temperatura mínima.
    Válido entre 2021-01-08 00:00:00 e 2021-01-10 06:00:00 (hora UTC)

As previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo frio, pelo menos até dia 12 de janeiro, terça-feira, devido ao “transporte de uma massa de ar frio associada a um fluxo predominante de nordeste”.

A Previsão Especial do IPMA é a seguinte:

Com a aproximação da depressão FILOMENA, proveniente de sudoeste, nos dias 8 e 9 prevê-se uma intensificação do vento, com o consequente aumento do desconforto térmico, e a possibilidade de ocorrência de queda de neve a cotas baixas, a cerca de 600 metros, mas descendo temporariamente aos 400 metros, podendo nevar em locais pouco usuais como a serra da Ossa no Alentejo.

A temperatura mínima deverá variar entre -6 a 6°C até ao início da próxima semana na generalidade do território. A temperatura máxima não ultrapassará 12°C, estando previsto que os valores mais baixos da máxima sejam registados nas regiões do interior Norte e Centro, variando aproximadamente entre 1 a 5°C.

Haverá formação de gelo ou geada, em especial no interior, que poderá permanecer ao longo do dia em zonas sombrias do interior Norte e Centro, com possíveis impactos na circulação rodoviária.

 

campanha covid.png

 

 

Leia também