A Infanta Maria Bárbara de Bragança “voltou” hoje ao Palácio Nacional de Mafra [Imagens]

mbc

Esta Manhã, a sala D. João V, no Palácio Nacional de Mafra ficou mais rica com a colocação de um retrato da Infanta Maria Bárbara de Bragança.

O retrato foi adquirido através de uma angariação de fundos levada a cabo pela Associação dos Amigos do Convento de Mafra, que em 2 meses angariou os 5.925 € necessários para adquirir a obra. Foram 58 benfeitores, entre anónimos, empresas e escolas (que fizeram recolha de fundos entre professores, pais e encarregados de educação).

Rogério de Matos, em nome da Associação, referiu que “é possível fazer estas coisas. Nós associação dos Associação dos Amigos do Convento de Mafra fizemos de especial? Não fizemos nada de especial, trabalhamos, acreditamos, insistimos e conseguimos. Portanto ações como estas são fazíveis. É uma questão de voluntarismo e trabalho.”

Tal como referiu João Vaz, responsável pela coleção de pintura do Palácio Nacional de Mafra, o palácio possuía já “um quadro pequenino, Maria Barbara de Bragança por ter sido Princesa Real, Infanta de Portugal, Rainha de Espanha merecia um bocadinho mais, e aqui está o que era preciso, um quadro maior, de qualidade.”

Esta nova obra do palácio é uma pintura a óleo sobre tela atribuída à oficina do mestre italiano Jacopo Amiconi – pintor nascido em Veneza, no ano de 1682 – embora havendo quem atribua a autoria da obra ao próprio Amiconi, o responsável pela coleção de pintura do palácio referiu que ainda não foi possível aprofundar este aspeto. Acrescentando que “(…) a harmonia cromática, o tratamento dos panejamentos, dos acessórios que a Rainha usa podem perfeitamente caber nas execuções de Amiconi”.

Mário Pereira, Diretor do palácio, salientou que “é extremamente importante quando na sociedade aparecem organizações cujo objetivo é fazer algo pelo património”, acrescentando ainda, que “todos nós hoje consideramos que este nosso património está mais valorizado porque há um acréscimo, há um outro elemento que é aportado às suas coleções (…) “.

A cerimónia de entrega do quadro e a sua colocação na sala de D. João V foi uma cerimónia singela, devido às restrições impostas pela pandemia, contando com a presença de João Pinto Ribeiro, responsável pela leiloeira Palácio do Correio Velho, Mário Pereira, Diretor do Palácio de Mafra e elementos da Direção da Associação dos Amigos do Convento de Mafra.

O Jornal de Mafra apoiou esta iniciativa, apelando aos seus leitores para que participassem na angariação de fundos. Na base deste apoio esteve exclusivamente, o facto de a organização ter realizado a angariação de fundos, de um modo absolutamente transparente e o facto de a obra vir enriquecer o acervo do Palácio Nacional de Mafra.

Atualizado a 22-12-20 às 12:21

 

campanha covid.png

Leia também