Cinema | Estreias da Semana – 10 de dezembro 2020

Cinema Estreias da semana

Estreias da Semana – 10 de dezembro 2020

 

f1Echo – Mosaico de Natal

Título original: Echo
De: Rúnar Rúnarsson
Com: Sigurmar Albertsson, Bent Kingo Andersen, Sif Arnarsdóttir
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/SUI/Islândia, 2019, Cores, 79 min

Um filme que retrata as várias particularidades da vida na Islândia. Ao longo da semana que decorre entre as festividades natalícias e o ano novo, segue o dia-a-dia de pessoas comuns, numa análise sobre o ser humano na sua busca pela felicidade. Selecionado para competição no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), um filme-mosaico realizado pelo islandês Rúnar Rúnarsson (“Volcano”, “Pardais”).

 

f2Fuga de Pretória

Título original: Escape from Pretoria
De: Francis Annan
Com: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart, Mark Leonard Winter
Classificação: M/14
Outros dados: EUA/Austrália/GB/África do Sul, 2020, Cores, 106 min

Esta é a história real de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), dois jovens sul-africanos brancos declarados “terroristas” e presos em 1978 por trabalharem em operações secretas para o ANC, grupo de Nelson Mandela. Encarcerados na prisão de segurança máxima de Pretória, decidem enviar uma mensagem clara ao regime do apartheid e fugir! Com uma incrível engenhosidade, vigilância meticulosa e a ajuda de chaves de madeira criadas para 10 portas de aço, tecem o grande caminho rumo à liberdade.

 

f3Jiu Jitsu

Título original: Jiu Jitsu
De: Dimitri Logothetis
Com: Alain Moussi, Frank Grillo, Rick Yune , Marie Avgeropoulos, Nicolas Cage
Género: Acção
Outros dados: EUA, 2020, Cores, 102 min

De seis em seis anos, uma antiga ordem de mestres de Jiu Jitsu une forças para enfrentar e derrotar perigosos invasores alienígenas. Mas quando o derradeiro lutador da Terra é derrotado pelo líder dos invasores, o futuro do planeta e da humanidade fica em jogo…

 

 

 

f4O Mal Não Existe

Título original: Sheytan Vojud Nadarad
De: Mohammed Rasoulof
Com: Baran Rasoulof, Mohammad Seddighimehr, Mahtab Servati
Género: Drama, Acção
Classificação: M/14
Outros dados: ALE/Irão/República Checa, 2020, Cores, 151 min

Uma antologia de quatro histórias que seguem a vida de indivíduos confrontados com uma escolha impensável e com consequências imediatas: seguir ordens e executar a pena de morte ou recusar-se a fazê-lo. Uma narrativa urgente, inspirada em eventos reais da vida do realizador, O Mal não Existe questiona a possibilidade da liberdade individual sob um regime despótico. Apesar das tentativas de censura por parte das autoridades iranianas, a sexta longa-metragem de Mohammad Rasoulof venceu o Urso de Ouro em Berlim, levando à condenação do cineasta a um ano de prisão por “propaganda contra o sistema”.

 

f5O Mundo Secreto dos Dragões

Título original: Drachenreiter
De: Tomer Eshed
Com: Felicity Jones (Voz), Patrick Stewart (Voz), Freddie Highmore (Voz), Thomas Brodie-Sangster (Voz)
Género: Animação, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: ALE, 2020, Cores, 100 min

Drago, um jovem dragão prateado, está cansado de viver escondido e quer mostrar à geração mais velha que é um verdadeiro dragão. Agora que os humanos estão a ameaçar destruir o último refúgio da sua espécie, Drago parte secretamente numa aventura, com a sua fiel amiga Sorrel, em busca da Orla do Céu, um local mítico e um misterioso santuário secreto para Dragões, onde poderão viver em paz sem serem ameaçados pela espécie humana. Durante esta aventura, Drago e Sorrel encontram Ben, um órfão que vive nas ruas e que afirma ser um Cavaleiro de Dragões. Enquanto Ben e Drago fazem amizade rapidamente, Sorrel desconfia cada vez mais do novo elemento do grupo e tenta livrar-se dele a cada oportunidade. Porém, o improvável trio terá de aprender a trabalhar em conjunto, porque há alguém que os persegue: o impiedoso Espigão Dourado, um terrível monstro devorador de dragões, criado por um alquimista, cujo único propósito é o de perseguir e destruir todos os dragões da Terra.

 

f6Sério Fernandes – O Mestre da Escola do Porto

Título original: Sério Fernandes – O Mestre da Escola do Porto
De: Rui Garrido
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2019, Cores, 88 min

Há 40 anos atrás, Sério Fernandes era realizador de anúncios televisivos e dono de uma das mais bem-sucedidas empresas de publicidade em Portugal. É então que decide abandonar tudo para se focar nos seus próprios filmes. Hoje, Sério Fernandes é conhecido como o mestre da escola do Porto.

 

 

 

campanha covid.png

Leia também