Autoridade Marítima e Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima a partir de amanhã

agitação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu os seguintes avisos, para o distrito de Lisboa, relacionados com a agitação marítima prevista para os próximos dias:

  • Amarelo – Agitação Marítima
    Ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
    Válido entre 2020-11-03 03:00:00 e 2020-11-04 18:00:00 (hora UTC)

 

Dadas as previsões do IPMA a Autoridade Marítima e Marinha alertam para um agravamento considerável das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal Continental, entre a madrugada de amanhã, dia 03 de novembro, e as 18h00 de quarta-feira, dia 04 de novembro.

Nestes dias a agitação marítima será “caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com uma altura significativa de cinco metros, podendo a altura máxima atingir os oito metros, com período médio de 13 segundos. A previsão do vento aponta para uma intensidade média superior a 65 Km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 110 Km/h, proveniente do quadrante Norte”.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam,“a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras”.

Em comunicado aquelas autoridades recomendam também:
– Reforçar as amarrações e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
– Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;
– Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;
– Evitar a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

 

banner dgs

Leia também