PSD Sintra pronuncia-se sobre a condenação de autarcas de Sintra do Partido Socialista

PSD

A Comissão Política Concelhia de Sintra do PSD pronunciou-se em comunicado acerca da recente condenação de dois autarcas do PS que desempenham funções nas Juntas da União das Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de Queluz e Belas.

O comunicado do PSD Sintra começa por referir a recente condenação, embora com penas suspensas, “de dois autarcas do Partido Socialista em funções nos atuais Executivos das Juntas da União das Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de Queluz e Belas, ocupando respectivamente os cargos de Presidente e de Tesoureiro“, referindo também que um dos condenados é também administrador executivo numa Empresa Municipal de Sintra, tendo sido designado para o cargo pelo presidente da autarquia, Basílio Horta.

O PSD Sintra manifesta surpresa por, nem os visados, nem o PS Sintra, nem a Câmara Municipal, se terem pronunciado acerca desta decisão judicial.

A Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Social Democrata, embora ciente de que a sentença não transitou em julgado, não deixa no entanto de considerar estranho que os visados no referido processo-crime não tenham tomado em termos políticos a atitude que a credibilização do exercício de funções públicas mereceria, sem prejuízo de eventuais recursos que entendam interpor na Justiça;

Como não pode deixar de registar o silêncio da estrutura concelhia do Partido Socialista sobre este caso, que sem se manifestar tenta que toda esta embaraçosa situação possa passar despercebida.

Já questão diferente se afigura relativamente ao cargo exercido por um dos agora condenados, enquanto gestor de topo e único Administrador Executivo numa Empresa Municipal, detida a 100% pelo Município, relativamente ao qual o Senhor Presidente da Câmara não poderá deixar de tomar posição, pois não pode restar a menor dúvida sobre a idoneidade de quem o município nomeou para gerir a coisa pública.

Nestes termos, atenta a gravidade da situação, o PSD de Sintra questiona: Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra,
Alinhará com o silêncio que o Partido Socialista quer impor sobre esta matéria e manterá o visado no cargo de Administrador Executivo da Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra (EMES)?

Ou, antes, de acordo com os princípios e valores que tanto são por si enunciados, reporá a confiança que os munícipes têm que ter naqueles que são escolhidos para gerirem a coisa pública?

 

banner dgs

Leia também