Karting | Santiago Ribeiro (Ericeira) alcança a sua 1ª primeira pole-position no Campeonato de Portugal

s 1

Em Braga, no último fim de semana, Santiago Ribeiro participou na 4ª e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting (CPK) na categoria X30 Sénior.

s3Aos 14 anos, o piloto da Ericeira é o piloto mais jovem do competitivo pelotão da categoria X30 sénior e alcançou a sua 1ª pole-position (*) na sessão de treinos cronometrados, comprovando assim a sua promissora rapidez.

Apesar de apresentar um problema físico – o olho esquerdo inchado e quase tapado – e de um toque que afetou o seu kart, Santiago conseguiu a pole-position na sessão de treinos cronometrados. Na 1ª manga partiu na frente de todo o pelotão, mas um incidente levou-o a sair fora da pista, o que o atrasou na luta pelos primeiros lugares. Na 2ª manga alcançou a 8ª posição.

Na Pré-Final, Santiago Ribeiro partiu do 14º posto, tendo ao longo da prova recuperado várias posições, terminando no 7º lugar, embora caindo depois para 9º devido a uma penalização.

Na Final, Santiago Ribeiro sofreu um toque violento, foi abalroado, o que desalinhou a direção do seu kart, mas o jovem piloto da Ericeira conseguiu, apesar de tudo, levar o kart até ao final da corrida.

s1No final da prova, Santiago Ribeiro afirmou  “estivemos muito fortes logo desde os treinos livres e foi muito motivador conseguir a pole-position. Na primeira manga, cometi um pequeno erro no arranque ao subir demasiado o corretor e perdi momentaneamente o controlo do kart. Foi um momento difícil de processar, porque sentia que tinha condições de lutar pela vitória. Ainda assim, recuperámos muitos lugares na segunda manga e na Pré-Final, que nunca é fácil nesta categoria. A Final foi muito injusta, porque fomos abalroados e ficámos com a direção completamente torta e, depois, ainda sofremos uma penalização difícil de compreender. São momentos frustrantes, mas que também nos tornam mais fortes, sobretudo para um piloto como eu, que só tem dois anos e meio de Karting. Sinto que a rapidez está lá e agora só quero terminar o campeonato em Baltar com um bom resultado.

(*) Pole position: O piloto mais rápido garante a posição mais favorável, na primeira fila, no início de uma corrida.

[Imagens: mediap8]

Leia também