6ª Temporada de Música da Parques de Sintra

queluz musica

No Palácio Nacional de Queluz irão decorrer, entre 16 de outubro e 13 de novembro, 9 concertos protagonizados por grandes nomes do panorama musical internacional. Para além das apresentações musicais, este ciclo incluirá também uma Masterclass dirigida a músicos.

As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam assim ao Palácio Nacional de Queluz, de 16 de outubro a 13 de novembro, integradas na 6ª Temporada de Música da Parques de Sintra, com direção artística de Massimo Mazzeo e organizada em parceria com o Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro,

Os 9 concertos deste ciclo percorrerão obras notáveis, como a “Gran Partita” de Mozart, interpretadas por alguns dos maiores nomes do panorama musical internacional, como Andreas Staier, Nuria Rial, Roberta Mameli, Laura Pontecorvo, Rinaldo Alessandrini, Stefania Neonato, o Ensemble Mare Nostrum de Andrea de Carlo e, por fim, a terminar o programa, o aclamado Le Concert de L’Hostel Dieu.

Como é habitual, o ciclo “Noites de Queluz” conta com um Concerto para Famílias. Neste contexto será apresentada a obra “Dom Quixote no Casamento de Comacho”, de Georg Philipp Telemann, narrada pela atriz Lígia Roque.

A edição deste ano contará também com a estreia moderna nacional da Serenata La Contesa delle Stagioni, que não é executada em Portugal desde 1720. Trata-se da única serenata sobrevivente, das oito Serenatas compostas por Scarlatti para a corte de D. João V, tendo sido escrita há 300 anos, por ocasião do aniversário de Maria Ana de Áustria, rainha de Portugal.

Novidade será, nos dias 17 e 18 de outubro, a realização de uma Masterclass dirigida a cantores e instrumentistas, conduzida pelo conceituado músico e pedagogo Andrea de Carlo. O formulário de inscrição e regulamento estarão disponíveis no site da Parques de Sintra.

Leia também