Impacto do COVID-19 em debate no Conselho Estratégico Empresarial

Sintra câmara municipal

A Câmara Municipal de Sintra informa em nota de imprensa, que a evolução da pandemia de Covid-19 e o seu impacto na economia foram os temas em destaque na sessão do Conselho Estratégico Empresarial que na 5ª feira teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, debate que contou com os contributos do presidente da autarquia, Basílio Horta, e de Paulo Portas.

Basílio Horta começou por apresentar aquilo que é uma visão do que está a ser feito e a perspetiva para o futuro do desenvolvimento do concelho de Sintra, tendo referido, que “desde o primeiro dia do mandato que somos guiados por três princípios muito claros e que temos vindo a seguir na Câmara. O primeiro é aumentar o investimento, segundo, diminuir impostos e diminuir dívida e terceiro, controlar a despesa corrente. A nossa gestão autárquica tem sido baseada nestes princípios”, frisou o autarca.

Em 2013, no primeiro mandato, o investimento era de 15 milhões de euros, para 2021 é de 50 milhões; a dívida bancária era de 79,7 milhões, passando agora para 1,7 milhões. A nível de impostos, o IMI, em 2013, estava nos 0,39% e este ano baixou para os 0,30%, o que se traduz numa devolução aos munícipes de 46 milhões de euros em 7 anos.

Basílio Horta apontou depois “as principais fragilidades sentidas no concelho, “com a pandemia o desemprego subiu, o turismo foi muito afetado, as empresas foram afetadas. Perante este quadro como reagimos? Investindo e diminuindo os impostos, esse é o caminho”.

Relativamente ao futuro o presidente da câmara de Sintra afirmou que” é necessário modernizar o concelho, utilizando para isso dois aspetos: o investimento e a organização. Investimento na economia, no setor social, no setor administrativo e na execução do PDM”. “Somos o município da AML com maior capacidade de crescimento com as características que foram aqui colocadas. Sintra tem condições para desenvolver uma estratégia com confiança e garantia.

Já Paulo Portas, dissertou sobre o tema “Como vai o mundo recuperar do Covid-19. O Global, o Europeu, o Nacional” referindo que “esta é uma pandemia global e assimétrica e ter este princípio claro é essencial para tomar boas decisões. É assimétrica, desde logo no tempo, esta pandemia impactou na Ásia com dois meses de antecedência sobre a Europa, a Europa com um mês de antecedência sobre a América do Norte e a América do Norte com um mês de antecedência sobre a América Central e do Sul, ou seja, o tempo de aterragem do vírus determina também que o tempo de saída do vírus é completamente diferente, o que é essencial para os empresários porque tem a ver com o tempo de recuperação económica”.

O Conselho Estratégico Empresarial funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.

A Câmara Municipal de Sintra criou o Conselho Estratégico Empresarial, em 2014, com o objetivo prioritário de analisar a situação económica e social do concelho na perspetiva das empresas e trabalhadores propondo às entidades decisórias as medidas que se mostrem adequadas à resolução das questões identificadas.

Leia também