PAN apresentará moção e recomendação na Assembleia Municipal de hoje

PAN

No auditório do edifício da Loja do Cidadão realiza-se hoje às 21 horas, uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Mafra.

Nesta sessão, cujo regimento permite a intervenção do público no período antes da ordem de trabalhos, para além dos temas em discussão haverá uma fase de intervenções políticas por parte dos partidos representados na assembleia. Neste período é comum a apresentação de moções que serão postas à discussão, indo depois a votação.

Na sessão de hoje o PAN apresentará uma moção e uma recomendação, documentos que colocou à disposição da comunicação social.

A recomendação intitula-se “Pelo desenvolvimento saudável das crianças nas escolas” e recomenda à Câmara Municipal de Mafra “que esta recomende aos estabelecimentos de ensino sob gestão municipal (Jardim de Infância e 1º ciclo)”:

– Garantir que as regras de segurança sanitária respeitam as necessidades de desenvolvimento e a expressão natural da brincadeira, o que implica a não imposição de distanciamento físico;

– Que educadores(as) de infância e professores(as) do 1º ciclo privilegiem o uso de máscara transparente;

– Que nos jardins de infância possa ser criado ou adaptado um espaço intermédio onde pais/encarregados de educação numa fase inicial de adaptação da criança à instituição possam entrar na escola com os seus filhos, bem como a possibilidade de permitir às crianças que levem um objeto transitivo (caso o tenham), desde que assegurada a sua higienização;

– Que o espaço ao ar livre da escola seja privilegiado transferindo o máximo de rotinas possíveis para estes locais;

– A não redução dos tempos dos intervalos e que estes possam ser preferencialmente no espaço exterior (ao invés de na sala de aula).

O PAN apresentará também uma moção, que porá à votação, na qual aquela força política propõe a “Criação de uma rede municipal de feiras especializadas em vendas em segunda mão, trocas e destralhes“.

Leia também