Trovoada, precipitação e vento forte até domingo

Chuvacapa

O IPMA prevê para as próximas horas “aguaceiros, por vezes fortes nas regiões Centro e Sul, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

A precipitação, vento e trovoada devem-se a uma depressão que hoje pelas 10h00 (em Portugal Continental) se localizava a cerca de 150 km a Oeste de Lisboa.

Assim, a partir de amanhã, sábado, e até ao início da próxima semana, o estado do tempo no Continente vai ser condicionado por uma nova depressão que vai estar centrada a noroeste de Portugal Continental. Assim prevê-se a ocorrência de aguaceiros e a possibilidade de trovoada, mais provável no Norte e Centro. O vento vai ser fraco a moderado do quadrante oeste, soprando pontualmente forte nas terras altas.

O IPMA acrescenta que “o vento vai continuar moderado a forte com rajadas até 75 km/h podendo chegar a 90 km/h nas terras altas, prevendo-se a diminuição gradual das condições de instabilidade ao longo da tarde e a diminuição significativa da intensidade do vento no início da noite. Não é de excluir a possibilidade de ocorrerem fenómenos extremos de vento nas regiões Centro e Sul durante a tarde.”

A pesar da “incerteza associada à previsão meteorológica para esta situação” o comunicado é válido entre 2020-09-18 13:54:00 e 2020-09-20 23:59:00.

Leia também