Torres Vedras | Borboletas diurnas da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

bb

O Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) vai realizar, no próximo fim de semana uma ação de formação cujo objectivo é “fornecer as bases para a identificação das espécies mais frequentes na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira e capacitar os participantes a efetuarem um transecto de monitorização regular”.
O pretende-se “cativar os participantes em ingressar num grupo de voluntários para participarem em ações futuras dinamizadas pelo Município”.

Na sessão teórica será abordado o ciclo de vidas das borboletas diurnas, as famílias presentes em Portugal e como identificar as espécies que ocorrem regularmente na PPLSSA. Será também abordada e explicada a metodologia utilizada para monitorizar borboletas.

Nas saídas de campo ocorrerão a definição e caracterização do transecto e praticar o registo das borboletas nas folhas de campo e a realização do censo de borboletas e continuação da formação prática.

 

Programa:
12 de setembro
10h00-12h30- Sessão teórica (CI PPLSSA)
12h30- 14h00 – Almoço (livre)
14h00 – 16h00 – Sessão prática (Serra da Archeira)

13 de setembro
10h00 – 12h30 – Sessão prática (Serra da Archeira)

Destinatários: Famílias e público em geral
Informações: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt
Formador: Hélder Cardoso

Inscrições (aqui)

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) abrange cerca de 1192 hectares e distribui-se maioritariamente pela Freguesia do Turcifal e pela União das Freguesias de Dois Portos e Runa, englobando ainda pequenas áreas da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. A sul confina com o concelho de Mafra onde se desenvolve a encosta Sul da Serra do Socorro.

A PPLSSA apresenta elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.

Entre os valores da fauna existentes destacam-se as Borboletas – Papilio Machaon, Iphiclides feisthamelli, Zeryntia rumina, Thymelicus sylvestris, Pieris brassicae, Pieris rapae e Colias croceus.

[Imagem: CMTV]

Leia também