11 825 operacionais no combate a incêndios rurais

CI

Desde ontem, 1 de julho, que os meios de combate aos incêndios florestais estão na sua capacidade máxima com a entrada em vigor do “reforçado – nível IV”.  Nesta época de incêndios estarão 11 825 operacionais empenhados no combate aos incêndios rurais.

O Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) funciona durante todo o ano “de forma permanente, sendo reforçado, em conformidade com os níveis de empenhamento operacional em função dos níveis de probabilidade de ocorrência de incêndios rurais e do estado de alerta do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro“.

Até 30 de setembro vigora em Portugal o nível IV do Empenhamento Operacional estando nesta fase disponíveis os seguintes meios operacionais:

  • 11.825 operacionais
  • 2654 veículos
  • 60 meios aéreos
IV
ANEPC 2020

O heliporto localizado na Proteção Civil de Mafra conta com um helicóptero bombardeiro ligeiro (Ecureil AS350) com uma capacidade até 900 litros e e com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). O Centro de Meios Aéreos da equipa da UEPS – ataque inicial do distrito de Lisboa situa-se em Mafra e conta com 18 elementos e 3 veículos.

Mafra funciona como base secundária de apoio logístico, tendo capacidade de alojamento para 60 elementos e capacidade para disponibilizar alimentação.

Portugal regressa ao nível III no próximo dia 1 de outubro.

 

Leia também