400 mil euros vêm reforçar a conservação da Tapada Nacional de Mafra

TAPADA MAFRA

A Tapada Nacional de Mafra passou por ser a parente pobre do conjunto Tapada, Palácio, Jardim do Cerco, no processo de candidatura à inscrição como Património Mundial da UNESCO, a necessidade de investimento nesta estrutura é patente e urgente. De resto, o Jornal de Mafra tinha abordado este tema na recentre entrevista que fizemos ao presidente da direção da Tapada. A notícia acaba de cair na redação do Jornal de Mafra, 400 mil euros vêm reforçar a conservação da Tapada Nacional de Mafra.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino visitam hoje a Tapada Nacional de Mafra, para conhecer as atividades de silvicultura preventiva, orientada pela equipa local de Sapadores Florestais. Na mesma ocasião, são (foram?) assinados dois protocolos entre a Tapada Nacional de Mafra, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Fundo Ambiental e a Câmara Municipal de Mafra“.

O protocolo prevê um investimento de 400 mil euros destinado á execução de “ações de Conservação da Natureza, Educação Ambiental, Requalificação e Melhoria das Condições de Visitação”, destinando-se á aquisição de equipamentos para a gestão de espaços naturais, florestais e de infraestruturas de apoio à visitação, à aquisição de três viaturas elétricas para visitação e de meios e conteúdos de sensibilização e educação ambiental, incluindo audioguias e sinalética interpretativa.

Por outro lado, o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Mafra e a Tapada Nacional de Mafra, orienta-se para um programa denominado “Há festa em família na Tapada”, o qual “pretende regularizar as visitas e atividades em família para os munícipes do concelho, depois da sua suspensão devido à pandemia Covid-19”.

 

O Jornal de Mafra lamenta o facto de a imprensa, nomeadamente a imprensa local e regional, ser mantida à marquem de visitas institucionais deste tipo, mais ainda, quando elas implicam a assinatura de documentos com a relevância local e regional, daqueles que foram hoje assinados em Mafra.

Leia também