Devolução dos manuais escolares começa a 26 de junho

DME

A devolução dos manuais escolares deste ano letivo inicia-se no último dia de aulas, a 26 de junho e terá de estar concluído até 14 de julho (exceto no caso em que os alunos vão a exame, circunstância em que o prazo se estenderá até 28 de julho) de modo a completar o circuito de reutilização dos manuais de todas as disciplinas.

Todos os manuais devem ser recolhidos e triados pelas escolas entre o final do ano letivo e o dia 28 de julho, exceto para os anos em que haja exame. Nestes casos, os manuais devem ser entregues três dias após a publicação das classificações dos exames.

Este ano, pela primeira vez, os alunos do 1.º ciclo estão excluídos do circuito de reutilização, uma vez que vão ter manuais novos no próximo ano letivo.

Devido à pandemia causada pela covid-19 e de modo a assegurar que a devolução dos manuais é feita em segurança, foram criadas orientações para as escolas e para os encarregados de educação.

De modo a evitar a concentração de pessoas, as escolas devem definir um calendário, com dia e hora marcados, para a recolha dos manuais de determinada turma.

Conheça (aqui) os 9 passos que as escolas devem seguir no processo da devolução dos manuais escolares.

Já os encarregados de educação devem deslocar-se às escolas apenas no dia e hora marcados pelo estabelecimento, usar máscara em todo o circuito dentro da escola e respeitar as regras sanitárias e de distanciamento.

Conheça (aqui) o circuito da reutilização dos manuais escolares dirigidos aos encarregados de educação.

Até 23 de julho devem ser introduzidos nas plataformas de gestão, os dados referentes aos alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade.

A emissão dos vales para os novos manuais terá início dia 3 de agosto para os alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade. A 13 de agosto, terá início a emissão de vales para os alunos que iniciam um novo ciclo.

Leia também