Museu Beatriz Costa | 24 mil euros em sinalética, obras quase concluídas?

beatriz costa

O Museu Beatriz Costa resultou da doação pela própria, dos objetos que se encontravam no seu quarto no Hotel Tivoli, em Lisboa, que a artista, de seu nome, Beatriz da Conceição, nascida em 1907 na freguesia da Malveira, desde os anos 50 do século passado, adotou como residência por mais de 30 anos.

Beatriz Costa inaugurou o seu próprio museu, na Malveira, a 10 de agosto de 1993. A 16 de janeiro de 2004 o espólio do museu, depois de reabilitado, foi transferido para a Casa de Cultura da Malveira. Trata-se sobretudo de objetos pessoais, algumas recordações de viagens, ofertas de amigos e de admiradores, sendo também constituído por fotografias, recortes de jornais da época e algumas cartas.

O museu está temporariamente localizado na Casa de Cultura D. Pedro V, Mafra e irá ser futuramente instalado na antiga Casa da Família Canas onde passará a funcionar em definitivo naquelas que serão as novas instalações da Casa de Cultura da Malveira.

A adjudicação por consulta prévia, com um prazo de execução de 21 dias, do “Fornecimento de Equipamento e Sinalética para o Museu Beatriz Costa, na Casa de Cultura da Malveira“, um contrato que atingiu o preço de 24.261,86 € faz crer que a inauguração esteja para breve. Este negócio foi entregue à empresa Stripline, Lda, de que mantém atividades nas áreas da produção de exposições, museus, cenografia e stands, cujos armazéns se situam em Santo Estêvão das Galés.

Em agosto de 2019, na inauguração da edição desse ano da Fexpomalveira, a vereadora Aldevina Rodrigues anunciou que as obras de instalação da Casa de Cultura da Malveira na reabilitada Casa da Família Canas, adquirida pelo município, estariam concluídas até ao final desse ano, o que não veio a acontecer, sem que se conheçam as razões que possam justificar esta dilação de prazos.

[imagem:União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça]

Leia também