Assinala-se hoje o Dia da Europa

E 1

Todos os anos no dia 9 de maio é comemorado o Dia da Europa.

Este ano assinala-se o 70.º aniversário da Declaração Schuman e o 25.º aniversário da adesão da Áustria, da Finlândia e da Suécia à UE.

A 9 de maio de 1950 foi proposta a criação de uma entidade europeia supranacional avançada, constituída pela Declaração Schuman, que mais tarde viria a dar origem à União Europeia (EU).

A comissão Europeia relembra que:
“Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman”.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu hoje que “Portugal é desde 1986, há já 34 anos, membro de pleno direito da União Europeia, herdeira e depositária dessas palavras e da vontade que as anima, e é essa solidariedade que hoje, mais do que nunca, esperamos e exigimos da Europa”.

 

Este ano o dia foi celebrado num “contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos” e a Comissão Europeia pretende “presta especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia”.

Leia também