Torres Vedras | 3 utentes do Centro de Apoio Social (CAS) de Runa testaram positivo à Covid-19

Runa

O Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) divulgou no sábado, a informação de que os testes realizados na passada 6ª feira confirmaram “três novos casos COVID-19 positivo, desta vez no Centro de Apoio Social (CAS) de Runa”.

O IASFA refere que foram realizados 142 testes a residentes e funcionários do CAS Runa, dos quais 7 foram repetições, uma vez que os primeiros “tiveram resultados indeterminados”.

Os testes “revelaram-se positivos para três residentes na Unidade Funcional (UF) 2, 77 testes tiveram resultado negativo e 7 (4 residentes da mesma UF e 3 militares do CAS) “tiveram resultados indeterminados”. Os testes com resultado inconclusivo foram repetidos e os 2ºs testes tiveram resultado negativo.

Segundo a direção do CAS Runa os 3 utentes que testaram positivo à Covid-19 têm uma “idade avançada” são considerados “doentes graves ou muito graves”, mas estão assintomáticos. Estes 3 utentes foram já isolados dos restantes utentes da instituição, tendo sido transferidos para quartos na reserva urgente de internamento criada na enfermaria.

Até ao momento, a origem da infeção ainda não foi detetada. Uma vez que as visitas ao lar se encontram suspensas, estes utentes não têm mantido contactos com o exterior. A última deslocação ao Hospital das Forças Armadas aconteceu há mais de um mês.

Os familiares dos residentes estão informados, mantendo-se em permanente contacto com Delegado de Saúde Pública da região.

O IASFA refere que “a realização de testes irá continuar, por forma a abranger a totalidade de residentes e funcionários deste CAS”.

Leia também