Registo de nascimento pela internet a partir de hoje

bebe

A partir de hoje, está disponível online o serviço Nascer Cidadão que permite aos pais fazer o registo de nascimento dos seus bebés, desde casa, sem quaisquer deslocações.

O pedido do registo de nascimento faz-se no site Nascimento Online, através de autenticação com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão, neste caso, recorrendo a um leitor de cartões e aos códigos PIN da morada e de autenticação.

Até à data, o registo dos bebés era feito de forma presencial numa conservatória ou num Balcão Nascer Cidadão, um serviço disponível em 48 hospitais e maternidades do país, perante um funcionário do registo civil que se desloca à unidade de saúde.

Estes serviços encontram-se encerrados desde dia 23 de março, sendo desde então apenas possível registar os bebés numa conservatória, mas apenas em casos urgentes e mediante agendamento prévio, dadas as medidas de combate ao surto de Covid-19 em vigor.

Os balcões Nascer Cidadão, que existem desde maio de 2016, registaram este ano entre 1 de janeiro e 29 de fevereiro  11.123 registos de nascimento e 7 736 pedidos de Cartão de Cidadão .

 

Leia também