Torres Vedras toma novas medidas no combate a covid-19

PCTV 1 scaled

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras reuniu ontem para fazer o balanço das medidas de prevenção adotadas pelo município, de modo a fazer face à pandemia causada pela COVID-19.

Desde da ativação do Plano de Contingência Interno do Município, a que se seguiu a ativação do Plano Municipal de Emergência, varias medidas tem vindo a ser tomadas.

Para além dos trabalhos de desinfeção de ruas e espaços públicos em todo o concelho, Torres Vedras converteu 3 pavilhões em hospitais de campanha, o pavilhão do Sporting Clube de Torres, no Externato de Penafirme e mais recentemente o Pavilhão Multiusos da Expotorres.

O concelho conta ainda com duas Áreas Dedicadas COVID-19, uma no Centro de Saúde de Torres Vedras e outra no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras. Na semana passada abriu o centro de testes à COVID-19 no Centro de Educação Ambiental do Parque Verde da Várzea.

Na reunião de ontem foram tomadas as seguintes medidas:

  1. Preparação de um plano municipal de apoio às famílias, empresas e associações do Concelho.
  2. Disponibilização e preparação do Aeródromo Municipal de Torres Vedras para utilização por parte dos serviços de saúde e Proteção Civil, na sequência da disponibilização de um dos hangares e das aeronaves do Aeroclube de Torres Vedras para missões como patrulhamento, deslocação de profissionais de saúde, de equipamento hospitalar ou de medicamentos, entre outros.
  3. Ativação da Pousada de Juventude de Santa Cruz para responder a necessidades de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação confirmada de COVID-19.
  4. Adaptação do Pavilhão Multiusos da Expotorres para acolhimento de utentes de lares e outras instituições, em caso de necessidade. O pavilhão tem a capacidade total de 31 quartos individuais, balneário e espaço de refeições. Também o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal ficará disponível para este fim, tendo capacidade de 80 camas.

Leia também