Meteorologia | Previsão do estado do Tempo

previsão do estado do tempo

Meteorologia | Previsão do estado do Tempo   Mafra Qui. 26 Sex. 27 Sáb. 28 Dom. 29 Céu parcialmente nublado Céu nublado por nuvens altas Céu nublado por nuvens altas Céu parcialmente nublado 9º/15º 8º/15º 7º/18º 8º/18º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Este Fraco, Sudeste Ericeira Qui. 26 Sex. 27 Sáb. 28 Dom. 29 Céu parcialmente nublado Céu nublado por nuvens altas Céu nublado por nuvens altas Céu parcialmente nublado 10º/16º 9º/16º 7º/18º 9º/18º Moderado, Noroeste Moderado, Noroeste Moderado, Este Fraco, Sudeste Sintra Qui. 26 Sex. 27 Sáb. 28 Dom.…

Ler mais

Lourinhã | Parceria local permite a produção de 500 máscaras por dia

O Município da Lourinhã divulgou ontem que realizou uma parceria com Carlos Valeriano, técnico projetista de vestuário, para a produção de máscaras, a irão começar a ser distribuídas à população. Estas máscaras, que servem de proteção para quem não se encontra contaminado ou em situação de risco, “são produzidas com Tecido Não Tecido (TNT) à base polipropileno, impedindo assim a passagem de partículas ou gotas de fluidos contaminados, tornando-as reutilizáveis se lavadas a 90 graus”. A produção está a ser assegurada por 90 voluntários, alguns dos quais, alunos do curso…

Ler mais

Infraestruturas de Portugal vai melhorar as condições de segurança na EN8

Estrada Torres Vedras Mafra Palhagueiras

A Infraestruturas de Portugal pretende melhorar as condições de segurança em alguns trechos da Estrada Nacional 8 (EN8), tendo para isso aberto um concurso público. Esta obra pretende responder à necessidade de reorganização do espaço e visa “a adequação da largura das vias, proporcionando o aumento da largura de passeios, a definição e materialização de lugares de estacionamento, dimensionamento e materialização das gares de paragem de transportes públicos e redefinição de circuitos pedonais nos trechos”. Os trechos em questão são: EN8 KM 36+300 A KM 36+400 (Turcifal) EN8 KM 21+700…

Ler mais

Proteção Civil coloca distritos de Lisboa, Porto e Aveiro em alerta laranja

Devido à pandemia por COVID-19, a  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro em alerta laranja, o segundo mais grave da escala. O comandante nacional da Proteção Civil, Duarte Costa, afirmou que esta decisão se ficou a dever ao facto de estes distritos serem os que apresentam maiores riscos e maior número de casos de infeções. Esta medida,implicará uma maior prontidão e disponibilidade de todos os meios da Proteção Civil. Os restantes distritos continuam em alerta amarelo.  

Ler mais

Covid-19 | 8 casos confirmados no concelho de Torres Vedras

A Proteção Civil de Torres Vedras fez às 18h00 o ponto de situação de pandemia causada pelo Covid-19 no concelho de Torres Vedras. Os nºs no concelho de Torres Vedras são as seguintes: Casos confirmados: 8 Casos suspeitos: 14 Contatos sob vigilância das autoridades de saúde: 141 Os casos distribuem-se pelas freguesias do concelho da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães: 4 Silveira: 1 Freiria: 1 São Pedro da Cadeira: 1 União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira: 1 Não foram identificadas situações de transmissão comunitária…

Ler mais

Lourinhã registou hoje o 1º caso positivo de COVID-19 no concelho

O município da Lourinhã informou esta tarde, que registou o primeiro caso positivo de COVID-19 no concelho. Na nota enviada às redações, o município informa que se trata de “um adulto, do sexo masculino, proveniente do estrangeiro, e que se encontra neste momento em quarentena domiciliária”. Existem ainda 9 pessoas em vigilância ativa, “que se mantêm em quarentena nas suas residências, assegura o SNS e as demais autoridades locais”. Lembre-se que em caso de sintomas não se deve dirigir ao hospital, contacte primeiro  a linha SNS24 (808 24 24 24).

Ler mais

COVID-19 | 39 pessoas detidas por desobediência e 649 estabelecimentos encerrados por incumprimento das normas

Em nota à comunicação social, o Ministério da Administração interna informa que “até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência, 39 pessoas.  No mesmo período, foram encerrados 649 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas”. O Ministério da Administração Interna reitera o apelo a todos os cidadãos para o escrupuloso cumprimento das medidas impostas pelo Estado de Emergência, contribuindo assim para conter a propagação da pandemia

Ler mais

Alexandre Honrado | Aprender a caminhar depois de Bérgamo

Em Junho de 2007, o escritor José Vegar ofereceu-me um livro seu, intitulado Cerco a um Duro, ficção de qualidade em dose tripla, digo tripla por conter três textos apetecíveis. Tenho lido apenas ensaios nos últimos anos, com raras exceções, o que não me exercita como possa parecer, nem me acrescenta em sabedoria, pois exerço o meu direito de leitor em liberdade de arquitetar as mais complexas ideias, criticando pontos de vista, como se andasse à procura do vaso sagrado, do graal das minhas convicções. Cerco a um Duro não…

Ler mais

COVID-19: Desinfeção das ruas sem efeito na contenção do contágio – DGS

Também em Mafra, a Câmara Municipal/Proteção civil decidiram, pelos vistos, sem que para isso houvesse fundamento técnico (cientifico), “desinfetar” vias e espaços públicos. “Para a doença covid-19 não há nenhuma evidência científica de que sejam eficazes [as desinfeções] e portanto não é uma medida que se recomende”. [Graça Freitas, Diretora Geral de saúde]  na conferência de imprensa diária que hoj teve lugar, reforçando a sua afirmação ao referir “não é prioritário ter trabalhadores a desinfetar ruas”, para combater o contágio pelo novo coronavírus, como acontece em algumas autarquias, “O que…

Ler mais

Centro Hospitalar do Oeste com novos circuitos nas Urgências para casos suspeitos de COVID-19

centro hospitalar do oeste

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) definiu circuitos autónomos para casos suspeitos de COVID-19 nas Urgências e Internamento dos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras. Estes novos circuitos criam “áreas especificas para receber os casos suspeitos” ficando estas situações “separadas das habituais áreas para receber os restantes doentes com outras patologias. Estão de igual modo preconizadas áreas especificas para internamento de doentes infetados com circuitos independentes para doentes e profissionais”. O CHO alerta, no entanto, que apenas se deve dirigir à urgência hospitalar depois de ter contatado…

Ler mais