Covid-19 | Centro Hospitalar do Oeste adota medidas extraordinárias

centro hospitalar do oeste

O Centro Hospitalar do Oeste adotou novas medidas extraordinárias consideradas “urgentes e imprescindíveis, tendo em vista a proteção e segurança dos profissionais, dos doentes, a necessidade libertação de espaços e deslocação dos profissionais para funções consideradas prioritárias e inadiáveis.”

Estas novas medidas são:

Assim, alerta-se a população para a suspensão de toda a atividade clínica não urgente e clinicamente estável, nomeadamente consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Apenas será realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, cuja suspensão coloque em risco de vida o utente ou existir risco de prejuízo grave por ausência de intervenção.

Serão privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal for clinicamente adequado.

Informa-se ainda que o acesso às Unidades Hospitalares será limitado ao estritamente imprescindível, apenas para prestação de cuidados urgentes e clinicamente inadiáveis ou acompanhamento de doente dependente, sujeito a medição de temperatura corporal.

Ficam interditas as visitas aos doentes internados e em regime de urgência, o que muito lamentamos, mas é uma medida excecional para proteção de todos.

A informação clínica relativa a utentes internados será agora fornecida por telefone ao familiar, que for indicado pelo utente como pessoa de contacto, nos termos definidos e a divulgar por cada serviço de internamento.

O pedido de relatórios clínicos ou de informação clínica devem, nesta fase, ser efetuados via mail, com o envio de mail para sec.rai.tv@choeste.min-saude.pt  enviando cópia do documento de identificação, cartão de cidadão ou bilhete de identidade, que permita validar a sua identidade.

Reitera-se que o Centro Hospitalar do Oeste está a desenvolver todos os esforços para mitigar os danos associados a esta situação e providenciar nesta fase o mais completo apoio necessário à população que serve, contando com a colaboração dos seus profissionais e de toda a comunidade. Salienta-se a colaboração inestimável que temos recebido das Câmaras Municipais, da Comunidade Intermunicipal da nossa área de influência e outras instituições da área da saúde.

Lamentamos os transtornos causados, mas estamos certos da compreensão da comunidade perante esta situação de extrema contingência.

Tais medidas estarão em vigor até 9 de abril, no entanto, poderão ser objeto de renovação ou revisão, de acordo com a evolução do surto e o nível de contingência.

 

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Leia também