Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) adiada para o mês de maio

BTL2020 scaled

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2020 estava agendada para a próxima semana (11 a 15 de março) tendo chegado a ser confirmada a sua realização, chegou entretanto a informação de que este evento foi adiado para finais de maio.

A Fundação Associação Industrial Portuguesa (FAIP), enquanto entidade organizadora, depois da decisão do Turismo de Portugal e de todas as entidades regionais de turismo, de não estarem presentes, seguindo as recomendações da Direcção Geral de Saúde, decidiu implementar um “Plano de Contingência no Contexto do COVID19”, o que levou ao adiamento do evento.

“(…) em articulação com o Governo (Ministério da Economia) e as Associações mais relevantes no Sector do Turismo concluíram que, face a este novo enquadramento, deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas. Assim, com o objectivo de corresponder aos anseios e necessidades de promoção do sector do turismo, entendeu a Fundação AIP adiar a BTL 2020 para os próximos dias 27 a 31 de Maio”.

Outro dos motivos do adiamento do certame foi o fato do Turismo de Portugal e da TAP terem decidido cancelar o “Programa de Hosted Buyers da BTL 2020”, programa que “traz anualmente a Portugal mais de 300 Compradores Internacionais que vêm conhecer e comprar a oferta turística do destino Portugal”. Segundo dados da BTL, o Hosted Buyers da BTL contava este ano com mais de mil reuniões agendadas e tinha assegurado a presença de mais de 290 buyers convidados.

A FAIP refere que se encontravam inscritos para a edição deste ano, cerca de 1500 expositores de 67 destinos internacionais e, “apesar das circunstâncias atuais, foram registados apenas três cancelamentos”.

A decisão de adiamento da BTL segue os passos de outras feiras de turismo internacionais, como é o caso da feira de Paris e da feira de Berlim, que foram canceladas.

A FAIP termina o seu comunicado referindo estarem “conscientes do impacto desta decisão (…) estamos confiantes, que em conjunto, seremos capazes de ultrapassar as circunstâncias do momento e seremos capazes de realizar, nas novas datas agora anunciadas, uma BTL ainda mais decisiva para a dinamização da promoção e realização de negócios no sector do turismo”.

O município de Mafra investiu na participação da BTL 2020 – “Participação do Município de Mafra na BTL 2020 – Aluguer de Stand” – 6.604,81 € (acrescido do IVA à taxa legal em vigor ). Este montante inclui aluguer de espaço com 54m2 (quatro frentes); limpeza e manutenção do espaço; consumo de Energia; remoção de resíduos; convites, livre-trânsito e cartão de estacionamento.

 

Leia também