Mafra | Planos Turísticos – 20% de todas as casas da Ericeira já são Alojamento Local e há vários hotéis planeados

TCM scaled

O turismo é hoje uma das principais atividades económicas do país. Dados do Turismo de Portugal mostram que entre janeiro e novembro de 2019, o crescimento dos vários indicadores económicos ligados à atividade turística, foi o seguinte:

  • Dormidas + 3,9 %
  • Hóspedes + 7,1 %
  • Proveitos Totais + 7,2%
  • Receitas do Turismo + 7,8%
  • Peso do Turismo nas Exportações Globais + 20%

Em relação ao futuro próximo, o Turismo de Portugal disponibilizou ontem alguma informação, dando conta de que autorizou a construção de 105 novos hotéis ou empreendimentos turísticos, sendo que 29 destes projetos se localizam na Área Metropolitana de Lisboa, cabendo ao Algarve, 23 projetos e ao Alentejo 21 projetos.

Estes 105 novos projetos irão juntar-se aos atuais 4 514 empreendimentos turísticos de que o país dispõe atualmente, aumentando em 12 404 camas a capacidade existente atualmente (340 349 camas). Na região norte, há 18 projetos autorizados representando cerca de 2.600 novas camas, já na região centro, há 14 empreendimentos em fase de estudo, representando mais de 1.300 camas.

No concelho de Mafra, nomeadamente no litoral das freguesias da Ericeira, da Encarnação e de Santo Isidoro estão em desenvolvimento vários hotéis e empreendimentos turísticos, representando um investimento na ordem dos 20 milhões de euros, e que uma vez concluídos acrescentarão cerca de 500 camas à oferta já existente.

Em novembro de 2019 a oferta de camas atingia no concelho de Mafra, o número de 11 032, permitindo à Câmara de Mafra arrecadar cerca de 648 mil euros, só pela aplicação da taxa turística, sendo Mafra um dos 14 concelhos que adotaram taxar as dormidas turísticas.

Em termos da alojamento local, há um número que devemos ter em, em 2018, 20% da oferta habitacional total da Ericeira (1 093 fogos) eram alojamentos locais.

Embora já não constitua novidade, encontra-se em fase de elaboração um projeto para o denominado Parque Ecológico da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, que irá ocupar 16 hectares entre a praia da Empa e a praia da Orelheira.

 

Leia também