Mafra | Programa da cerimónia de inauguração dos carrilhões após reabilitação

PNM scaled

No dia 2 de Fevereiro ouvir-se-ão novamente os sinos dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, depois da intervenção de reabilitação a que foram sujeitos.

Jornal de Mafra 2019.04.18 19h00m41s 042As comemorações iniciam-se no dia 1 com conferências técnicas sobre temas relacionados com carrilhões e com a sua reabilitação. As palestras estão agendadas para os dias 1 e 2 de fevereiro, contando com a participação de Mário Pereira (Diretor do Palácio Nacional de Mafra), David Cranmer (FCSH/Nova), Gabriela Cordeiro (Palácio Nacional da Ajuda), Isabel Yglesias de Oliveira (Palácio Nacional de Mafra), Luís Marreiros (DGPC), João Soeiro de Carvalho (FCSH/Nova),  Vincent Debut (FCSH/Nova) e Luc Rombouts (LU Leuven). Poderá consultar, aqui, o programa completo destas palestras.

No dia 1, será possível assistir a vários recitais, dos quais destacamos o recital de Francisco Gato e de Abel Chaves os dois carrilhanistas do Palácio Nacional de Mafra. Poderá consultar, aqui, o programa completo destes recitais.

No dia 2, as comemorações matinais passarão por eventos de caráter religioso relacionados com a Igreja Católica Apostólica Romana. Neste contexto, será possível ouvir três toques do sino de bamboar – às 11, 11:15 e 11:25. Os crentes do rito católico ou os turistas poderão depois assistir a uma missa, a cargo de Ivo Scapolo, Núncio Apostólico (embaixador do Vaticano) acreditado junto do governo português.

Jornal de Mafra 2019.04.18 19h03m44s 049Pelas 15 horas começará a receção às entidades oficiais – não há ainda confirmação oficial mas a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da Diretora Geral do Património, Paula Silva, parecem incontornáveis, falando-se também na provável presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Como é habitual neste tipo de cerimónia com alguma carga mística, digamos deste modo, os sinos serão depois benzidos por Manuel Clemente, Cardeal e Patriarca de Lisboa, do referido credo religioso.

Finalmente, às 16:00, toda a vila poderá, apreciar o momento verdadeiramente importante do dia, o soar do concerto inaugural dos reabilitados carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

Espera-se que daqui a mais ou menos anos, não estejamos novamente a carpir lágrimas e a lutar para que os carrilhões sejam reabilitados mais uma vez, espera-se que os sinos e os seus mecanismos passem a ser alvo de regulares intervenções de conservação, durante muitos e bons anos.

Jornal de Mafra 2018.11.07 19h37m31s 029A assistência a estas cerimónias, ao toque dos sinos e ao concerto é gratuita e de acesso livre, uma vez que é possível assistir ao concerto no largo fronteiro ao palácio e em muitos outros locais da vila, onde o som chegue.

As Juntas de Freguesia do concelho, todas as 11 juntas, impulsionadas pela câmara de Mafra, alugaram autocarros, alguns com 55 lugares, para nesse dia, transportar público para o centro da vila de Mafra. Esta ação, um pouco a lembrar outros tempos, demonstra, de algum modo, a pouca confiança das entidades locais na afluência dos cidadãos do concelho, preferindo não correr riscos. Assim, serão 11 autocarros de 55 lugares, que assegurarão a presença de pelo menos 600 pessoas.

 

Leia também

3 Thoughts to “Mafra | Programa da cerimónia de inauguração dos carrilhões após reabilitação”

  1. Jose Machado Pinto

    Penso, pois não tenho outra informação, que Mafra nunca se lembrou que há muitos anos (mais de 20) o Mafrense de gema, Francisco Gato, tocava os carrilhões de Mafra e nunca foi relembrado por isso (penso eu). Francisco Gato, excelente músico autodidate, tocava maravilhosamente guitarra portuguesa conjuntamente com outro grande amigo José Eduardo Jesus. Ambos os músicos, excelentes profissionais como Comandantes da TAP Portugal, já reformados.

  2. helder costa almeida

    Carrilhões novamente a funcionar: ÓPTIMO. Lá estarei no dia 2 para o concerto inaugural.
    Sugestão: seria bom organizar concertos de carrilhão a hora certa, dia certo, semanal ou mensalmente, pelo menos da primavera ao outono, inclusive.
    Há mitos anos podia assistir-se a concertos do carrilhao da catedral de Antuérpia todas as 2ªs feiras de verão às 21h. Os concertos duravam cerca de 30 a 45 minutos

  3. Andreas Lausen

    È um grande sucesso pela a cidade de Mafra e para Portugal inteiro!
    Os carrilhoes do Palacio Nacional de Mafra sao um símbolo da cultura viva do Vosso país. Os meus parabens!
    Andreas Lausen, Alemanha
    Voluntario do Palacio

Comments are closed.