Crónica de Psicologia de Filipa Marques | Não tenho tempo!

FILIPA MARQUES

Crónica de Psicologia de Filipa Marques | Não tenho tempo!

……………….

Não tenho tempo!

 

No mundo acelerado em constante exigência, damos por nós em permanente corrida contrarrelógio. Somos vítimas de um próprio conceito que criámos enquanto ser humano: o tempo. Deixou de ser um aliado, para passar a ser um obstáculo ao nosso quotidiano. Por isso, muitas vezes damos por nós stressados e com uma resposta na ponta da língua: “não tenho tempo”.

Do ponto de vista da psicologia, uma gestão equilibrada do tempo proporciona bem-estar pessoal. Isto acontece porque obriga-nos a organizar as atividades que temos para realizar, escolhendo as prioritárias. Esta planificação das atividades reduz os níveis de ansiedade que habitualmente sentimos quando temos muitas tarefas por completar. Para além disso, a gestão adequada do tempo aumenta a nossa produtividade e por isso conseguimos fazer mais tarefas com o tempo de que já dispúnhamos. Isto leva-nos a ganhar tempo precioso para aplicar onde e com quem é realmente importante para nós. Por exemplo, permite um maior equilíbrio na conciliação de tempo entre trabalho e família ou mais tempo para alimentar as relações sociais, tão importantes para o bem-estar emocional de qualquer pessoa. Permite ainda aplicar tempo na prática de exercício físico ou na realização de hobbies, o que nos traz realização pessoal.

A forma como usamos o nosso tempo não é apenas uma questão de gestão e de lógica, é também uma escolha emocional. Escolhemos usar mais tempo em atividades que nos dão uma sensação positiva agradável ou com pessoas com quem temos uma ligação afetiva. Este é um dos motivos que nos faz adiar frequentemente as atividades que não gostamos (tanto). Tendo esta consciência, podemos reorganizar o nosso tempo para fazer estas tarefas da forma mais eficaz e rápida, de maneira a obter tempo para usar em atividades agradáveis.

Atualmente temos à nossa disposição inúmeras ferramentas de gestão do tempo, desde aplicações, checklist, calendários, tabelas, vídeos, tudo à distância de um clique. O necessário é ter a consciência de que perder tempo na planificação nos fará ganhar tempo no dia a dia.

 


Pode ler (aqui) todos os artigos de Filipa Marques.

Filipa Marques Psicologia


 

Leia também