Roteiro de Viagem: Jamaica

Jamaica1 scaled

Roteiro de Viagem: Jamaica

 

Tropical, quente e plena de contrastes. Na ilha da Jamaica as praias infinitas de areias brancas abraçam o mar e protegem pequenas cidades cheias de cor e energia permanente, o topo das suas montanhas, verdes, gigantes, repletas de fauna e flora tropical, capaz de maravilhar até os mais viajados.

Jamaica3A Jamaica é um país onde se misturam várias culturas, etnias e religiões.

Terra natal de um dos grandes músicos: Bob Marley, é o paraíso dos amantes da música. Os seus ritmos e músicas tradicionais soam às suas raízes indígenas, a África, a Ásia, a América Latina. Este é o berço dos sons mais enérgicos do mundo: o ska, o reggae, a dancehall e o dub.

As celebrações nas ruas, bailes nas praias, tabernas transbordantes de aromas exóticos, cumes e caminhos para explorar, lagoas e arrecifes de coral que escondem mil segredos são algumas das mil e uma experiências que a Jamaica tem para oferecer.

“Aqui nasceu Bob Marley e não foi por casualidade. Jamaica é um lugar para desfrutar da música, as danças mais electrizantes, a festa sem limites. Uma ilha para perder-se nos ritmos mais vibrantes.”

 

Localização: situa-se na zona ocidental do mar das Caraíbas, a sul de Cuba

Área total: 10.991 Km (é a maior ilha anglófona das Caraíbas e a terceira maior da região)

Jamaica4Capital: Kingston

Língua: A língua oficial é o inglês, mas o dialeto local “patois” é correntemente utilizado pela população.

Religião: O cristianismo é a maior religião praticada na Jamaica e de acordo com o censo de 2001.

Habitantes: 2,7 milhões

Economia: O turismo e a exploração mineira são os setores mais relevantes da economia jamaicana.

Diferença horária: – 5 horas

Moeda: Dólar jamaicano (Os dólares americanos são geralmente aceites. Há caixas automáticas nas principais cidades).

Jamaica2Corrente elétrica: 110 volts (será necessário utilizar um adaptador de tomadas plano tipo americano)

Clima: clima tropical, com uma temperatura média anual a rondar os 27ºC graus.
Os meses mais quentes são de maio a setembro, enquanto a época de dezembro a março tende a ser mais fresco. Os meses de junho a setembro são mais propícios à ocorrência de chuvas.O período de junho a novembro é geralmente considerado como a temporada de risco de furacões nas Caraibas.

Segurança: Nas áreas turísticas, têm-se registado assaltos e roubos aos visitantes, pelo que se recomenda vivamente que sejam tomadas medidas preventivas, tais como:
– Evitar áreas isoladas, incluindo praias;
– Evitar caminhar sozinho à noite;
– Não transportar grandes quantias de dinheiro e não exibir jóias ou outros objectos de valor;
– Manter uma postura discreta na utilização de caixas automáticas, evitando fazê-lo em áreas pouco iluminadas ou isoladas;
– Guardar os objetos de valor e documentos de viagem em cofres, sempre que possível;
– Manter as portas do quarto sempre trancadas;
– Utilizar apenas táxis devidamente registados e identificados;
– Adotar um comportamento responsável, respeitando leis e costumes locais;
– No caso de ser confrontado com uma tentativa de roubo, não oferecer resistência.

Jamaica7Saúde: Se está a efectuar algum tratamento médico, leve os medicamentos consigo como bagagem de mão. Como medida de precaução beba sempre água engarrafada e seja prudente com a exposição solar.
Os serviços médicos mais completos localizam-se em Kingston e Montego Bay, sendo a assistência mais básica noutras localidades do país. Os tratamentos médicos têm geralmente custos elevados.
É recomendado que sejam tomadas precauções contra as picadas de mosquito, tais como a utilização de produtos repelentes, e que seja aplicado um fator de proteção solar elevado.

Números telefónicos de emergência:
– Ambulância / Fogo: 110
– Polícia: 119
– Consulado Honorário de Portugal em Kingston:  Tel. (001876) 9785050 / 3610707; e-mail: paulissa@cwjamaica.com

Gastronomia: Entre a variedade de pratos que oferece, o mais popular é o “ackee” (um fruto que se mistura com peixe salgado nos pequenos almoços), jerk pork ou jerk chicken (porco ou frango nogrill com bastante pimenta), goat curry (cabra com molho de caril muito saborosa) e arroz de feijão com coco.

Jamaica5Compras: Encontrará zonas comerciais, lojas de artesanato e de souvenirs em Kingston, Montego Bay, Ocho Rios e em Negril. O regateio é uma prática muito usual.

Para viajar para a Jamaica é necessário:
Passaporte: válido no mínimo 6 meses para além da data do fim da viagem.
Visto: Os turistas portugueses não necessitam de visto de entrada na Jamaica, desde que a sua estadia não exceda os 30 dias.
Vacinas: Não são exigidas vacinas à entrada no país, exceto se o viajante proceder de alguma zona onde a febre amarela seja endémica.
Taxas locais: À saída do país deverá pagar uma taxa no valor de 95$ (em voos especiais e sujeito a possíveis alterações).

 

[Imagem: VisitJamaica]

Leia também