Roteiro de Viagem | Indonésia

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Roteiro de Viagem: Indonésia

 

A República Indonésia é o maior arquipélago mundial, com 17.508 ilhas dispostas em arco entre o sudeste do continente asiático e a Austrália, cobrindo uma área de 1.904.000 Km².
As principais ilhas são  Bali, Java, Sumatra, Lombok, Celebes, Flores, Gili Tranwangan, Gili Meno, Gili Air e Komodo.

É o 4º País mais populoso do Mundo, com uma população, de cerca de 240 milhões de habitantes, contando com mais de 200 grupos étnicos e tribais, com distintos dialectos e expressões culturais.
País de praias paradisíacas, com palmeiras, areia branca e águas quentes de tons azul turqueza, de magnifica paisagem natural e com uma grande varieadade de vida selvagem.

A ilha de Bali, os lagos de Kelimutu em velhas crateras de vulcões, os magníficos templos de Borobudur, os rituais de Tana Toraja, na ilha de Sulawesi, o surf em Lombok, o mergulho em Manado e na ilha de Bunaken, o Parque Nacional de Komodo ou a bela ilha das Flores“.

O povo indonésio é, em geral, simples e hospitaleiro, agradável e simpático.

Capital: Jacarta

Língua: A língua oficial o indonésio (Bahasa Indonesia), mas existe um grande número de línguas no país. Diversas línguas na Indonésia conservam palavras de origem portuguesa (cerca de 500 palavras de origem portuguesa no bahasa).

Religião: Maioritariamente Muçulmana (85%); em Bali, a Religião com maior expressão é o Indu

Habitantes: 237 512.355 hab

Superfície: 1 904 570 Km2, 18 109 ilhas

Diferença horária: + 7h a + 9h
A Indonésia é abrangida por três fusos horários distintos – a zona ocidental (Jacarta) GMT + 6 (Verão) e + 7 (Inverno), a zona central (Bali) GMT + 7 (Verão) e + 8 (Inverno) e a zona oriental (Molucas) GMT + 8 (Verão) e + 9 (Inverno).

Moeda: Rupia Indonésia (1€ equivale a cerca de 15Rp)
São aceites os cartões American Express, BCA, JCB, MasterCard e Visa. O Banco Central da Indonésia realiza câmbios das 09h00 ás 11h00 (hora local) trocando também dinheiro danificado por dinheiro passível de ser utilizado.

Corrente eléctrica: 110V/220V

Clima: Tropical, quente e húmido todo o ano, apresentando duas estações: a “Estação Seca” (Abril a Setembro) e a “Estação da Chuvas” (Outubro a Março). A temperatura média ronda os 28°-35°C ao longo de todo o ano.

Cultura: A indonésia tem centenas de grupos étnicos, cada um deles com identidades culturais desenvolvidas ao longo de séculos e influenciado por culturas como a indiana, árabe, chinês e europeia. Existem no pais alguns exemplos de património construído (civil e militar) de influência portuguesa.

Geografia: A Indonésia situa-se na proximidade da linha do Equador e faz fronteira terrestre com a Malásia, Papua-Nova Guiné e Timor-Leste.

Economia: O país é a maior economia do Sudeste Asiático. O sector industrial é o maior da economia, seguido pelos serviços e pela agricultura.

Segurança: Há algum risco de terrorismo. Apesar do consequente reforço das medidas contra terrorismo e dos progressos na investigação, nomeadamente com  a prisão e condenação de vários terroristas, subsiste a ameaça de novos actos terroristas que poderão ocorrer por todo o país.
Dicas de segurança: Evite andar na rua depois de anoitecer. Nas deslocações de táxi, aconselha-se a recorrer apenas a firmas prestigiadas (Blue Bird ou Express), de preferência com marcação antecipada por telefone. Os taxistas raramente falam Inglês.

Saúde: É recomendado tomar a vacina contra a febre-amarela; deve evitar-se beber e utilizar para a higiene oral a água corrente, uma vez água da torneira não é potável, sendo por isso aconselhável beber só água engarrafada. Apesar de todos os esforços das organizações humanitárias e do governo, a água doce é escassa e os rios encontram-se bastante poluídos.
Deve evitar-se o consumo de saladas cruas em geral, de vegetais crus e de gelo.
Há um risco significativo de alguns produtos farmacêuticos serem falsificados.

Nº dos serviços de urgência:
Hospital – 112
Bombeiros – 113
Polícia – 110

 

 

Principais feriados:
01 de Janeiro Dia de Ano Novo
11 de Janeiro Feriado Nacional
12 de Maio Dia de Galungan
09 de Julho Ascensão de Maomé
17 de Agosto Dia da Independência
11 de Novembro Feriado Nacional
25 de Dezembro Dia de Natal

 

 

 

Curiosidades:
Restos fossilizados de “Homo Erectus”, “Homem de Java”, sugerem que a Indonésia tenha sido habitada de 2 000 000 a 500 000 a.C. O “Homo-sapiens” terá chegado à região há cerca de 45 000 anos. A população moderna do país, conhecida como austronésios, emigraram para o sudeste da Ásia a partir da Ilha de Formosa. Perto do ano 2000 a.C, ocuparam a Indonésia, seguindo-se uma expansão territorial até às ilhas Melanésias do oriente. Durante o inicio do século VIII a.C., as boas condições agricultas e o aperfeiçoamento das técnicas do cultivo do arroz deram origem a pequenas aldeias e reinos.

Para viajar para a Indonésia é necessário:

Passaporte: Válido por pelo menos seis meses à data da partida.

Visto Turístico: Obrigatório, obtido à chegada ao aeroporto; por norma é aplicada uma taxa de saída do país, a pagar localmente.

Vacinas obrigatórias: Não tem vacinas obrigatórias, embora haja quem aconselhe a profilaxia da Malária. Em todo o caso, consulte o seu médico ou o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (21 362 75 53).

 

 

 

Artigos Relacionados