UNESCO aprovou hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Jornal de Mafra 2019.10.17 22h19m12s 022
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

UNESCO instituiu hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa é a quarta língua mais falada no Mundo, contando atualmente com mais de 260 milhões de falantes.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratula-se com esta aprovação. Muito mais do que apenas uma língua oficial, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo e deverá continuar a crescer, em número de falantes e com uma expressão cada vez mais forte na internet, nas organizações internacionais, no mundo dos negócios e artístico e em muitos outros domínios.”

A proposta da proclamação do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa foi submetida ao Conselho Executivo da UNESCO pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e foi apoiada por “mais vinte e quatro países de todos os continentes e regiões do mundo, e, agora, com o endosso dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo”.

A decisão será formalmente adotada no próximo plenário do Conselho Executivo, que se realiza no próximo dia 23 de outubro e a deliberação final será conhecida na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, que se realizará de 12 a 27 de novembro.

Para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta decisão “reconhece o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando ainda que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO”.

O Presidente da República refere que esta decisão tomada por unanimidade, pela comissão da UNESCO, “testemunha o reconhecimento do papel da nossa língua para o património da Humanidade, como língua de diálogo e de cooperação entre povos e culturas“. Marcelo Rebelo de Sousa felicita António Sampaio da Nóvoa, Embaixador de Portugal na UNESCO, por este reconhecimento e “felicita igualmente a CPLP e todos os falantes da língua portuguesa“.

 

Leia também