Hoje é Dia Mundial dos Correios

Jornal de Mafra 2019.10.09 19h49m06s 010
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Hoje é Dia Mundial dos Correios

 

A data escolhida, 9 de outubro, deve-se ao fato de ter sido neste dia que em 1874 foi assinado o Tratado de Berna, no qual as administrações postais de vários países uniram esforços e criaram a União Postal Universal.

Este dia tem como objetivo a “consciencialização da população e das empresas sobre o papel do sector postal no dia-a-dia e a sua contribuição para o desenvolvimento social e económico dos países“.

Portugal foi um dos 22 países membros fundadores da União Postal Universal (UPU).

Os primeiros a enviar mensagens foram os fenícios e cretenses, através de pombos e de andorinhas, mas os chineses foram os pioneiros do correio postal.

Em Portugal, o documento mais antigo dos correios públicos é a  Carta de Correio Mor de 1520.

O secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, referiu acreditar que com “os diferentes tratados internacionais, os correios dão voz ao multilateralismo e força a Agenda 2030 para realizar os objetivos de desenvolvimento sustentável”. Referindo ainda que os correios promovem a “alfabetização e educação para as crianças”.

Todos os anos se realiza um concurso mundial de cartas, concurso que este ano contou com a participação de 1,2 milhões de jovens entre os 9 e os 15 anos. Este ano, em 2º lugar neste concurso ficou uma criança portuguesa, José Duarte de 10 anos.

 

 

Leia também