Mafra || Abate de 3 freixos na Av. José Franco Canas – Malveira

Jornal de Mafra 2019.10.05 12h38m42s 002
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Mafra || Abate de 3 freixos na Av. José Franco Canas – Malveira

 

A junta da União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça informa que “por razões de segurança irão ser cortadas árvores na Av. José Franco Canas – Malveira”.

Atendendo a situações detetadas em alguns exemplares arbóreos na Avª José Franco Canas, Malveira, solicitou-se elaboração de diagnóstico e avaliação do potencial risco de rutura, que conduzisse a uma descrição dos defeitos críticos observados, com um esquema de intervenções a realizar (podas, abates e tutoragem dinâmica), visando a sua conservação e a segurança de pessoas e bens.

O estudo dos exemplares arbóreos em questão foi realizado recorrendo ao protocolo de VTA (Visual Tree Assessment), registometro PD-500, uma inspeção visual do ambiente envolvente, nomeadamente exposição ao vento dominante, exposição solar, compactação do solo. Foi aplicado para quantificar o grau de perigosidade associado aos exemplares inspecionados, o método Risk Rating System.

Em sequência, foi proposto o abate de 3 freixos na Av. José Franco Canas – Malveira, intervenção que irá ser realizada na próxima segunda-feira, dia 7 de Outubro. Os restantes exemplares irão ser alvo de monitorizações periódicas.

Agradecemos antecipadamente a melhor compreensão para esta situação, na certeza de que a mesma contribuirá para a segurança de todos quantos circulam por aquela artéria malveirense.

 

Leia também