PSP alerta para situações de possíveis burlas aos automobilistas na Cidade de Lisboa

PSP
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

PSP alerta para situações de possíveis burlas aos automobilistas na Cidade de Lisboa

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou “um esquema de falsos danos provocados em viaturas, onde os seus condutores tentam obter valores monetários para o suposto arranjo das mesmas”.

Desde o início do ano que foram detidos 2 suspeitos e identificados outros 9, por este tipo de burla, tendo-se registado 30 casos com este modus operandi.

Segundo a PSP, normalmente, este modus operandi consiste na seleção das vítimas, por parte dos suspeitos, “em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a sua marcha. Após alguns instantes, seguindo atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo”. Depois “acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos (supostamente provocados pela vítima). Tendem a alegar que estão com pressa e que não podem esperar pela Polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável”.

Os veículos dos suspeitos apresentam mesmo os referidos danos, mas de modo a dar maior credibilidade à sua história, por vezes, causam alguns danos nas viaturas das vítimas.

A PSP aconselha:

  1. Sempre que seja interveniente em acidente de viação, de que não se tenha apercebido, não entre em acordo com um indivíduo que pede dinheiro. Deve sempre chamar as autoridades ao local.
  2. Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a Polícia).
  3. Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla. O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação.

Leia também