Mafra | Dia de São Lourenço – Capela de São Lourenço [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.08.10 13h02m19s 004
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Mafra | Dia de São Lourenço – Capela de São Lourenço

 

Assinala-se hoje o dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos e dos humoristas.

Junto à praia de São Lourenço, em Santo Isidoro, existe uma pequena Capela/Igreja com o mesmo nome.  A data de construção da capela é desconhecida, mas existem referencias que indicam a sua existência já em 1625.

Segundo refere a Paroquia da Encarnação trata-se de uma “antiga ermida com o orago de Santa Susana, que perdurou até ao século XIX, quando passou ao actual, levando, também, à mudança do topónimo da localidade onde está inserida”. Curiosamente São Lourenço é celebrado na véspera dos festejos a Santa Susana.

São Lourenço, santo católico, que nasceu em 225 e morreu a 10 de Agosto de 258, com 33 anos, martirizado em Roma nos primórdios do cristianismo.

Reza a história, que “foi um dos sete primeiros guardiões do tesouro da Igreja Cristã. Como guardião (diácono) foi chamado pelo imperador romano e pagão da altura (que já tinha executado o Papa Sisto II) a apresentar todas as riquezas da Igreja em três dias. São Lourenço levou consigo dezenas de pobres e fiéis da Igreja e declarou ao imperador que estes eram a riqueza da Igreja. Perante este ato corajoso e provocador, o imperador ordenou que Lourenço fosse queimado vivo numa grelha sob um braseiro ardente”.

 

 

 

Leia também