Visita aos Esgotos de Lisboa

Jornal de Mafra 2019.07.29 20h21m34s 013
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Visita aos Esgotos de Lisboa

Amanhã, dia 30 de julho, a Águas do Tejo Atlântico e a Ciência Viva no Verão, organizam uma visita aos Esgotos de Lisboa com vista a “dar a conhecer à população a complexa rede de esgotos na cidade, que garante que a água residual tratada seja devolvida com qualidade ao rio Tejo ”.

Data: 30 de julho
Hora: 09h30m
Ponto de encontro: junto ao monumento da Praça do Comércio

 

“A visita começa no Terreiro do Paço, onde os visitantes vão poder conhecer o sistema de controlo de caudal que recebe as águas residuais da zona da baixa de Lisboa e que as encaminha para tratamento, ao mesmo tempo que válvulas de maré bloqueiam a entrada de água do rio Tejo.

Os visitantes seguem, depois, até à Estação Elevatória das Agências, uma infraestrutura escondida no solo que eleva as águas residuais até à Fábrica de Água (ETAR) de Alcântara.

O Caneiro de Alcântara é outra das grandes infraestruturas que será apresentada. Trata-se de uma antiga ribeira encanada nos finais da primeira metade do século XX, com dimensões que atingem os 9 metros de diâmetro, que transporta graviticamente as águas residuais oriundas da Zona Norte de Lisboa e de parte da Amadora, até à ETAR de Alcântara.

O público segue para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcântara, a maior ETAR do País, servindo cerca de 800.000  habitantes da zona ocidental da cidade de Lisboa e de parte dos municípios de Amadora e Oeiras.

O local seguinte a conhecer é a Estação Elevatória das Agência, uma infraestrutura escondida no subsolo que bombeia as águas residuais até à Fábrica de Alcântara, onde é tratada”.

 

[Imagem: AdTA]

Leia também