Cinco sismos registados pelo IPMA em Portugal na última madrugada

Cinco sismos registados pelo IPMA na última madrugada em Portugal

Entre as 00h58 e as 06h13, a terra tremeu 5 vezes, 4 em Portugal continental e 1 na Madeira. Em termos de magnitude, 4 foram micro sismos (menos de 2.0) e o quinto foi um sismo muito pequeno (2.0-2.9).

O maior deles, com magnitude 2.2 (Richter), teve o seu epicentro localizado a cerca de 10 km a este-sudeste de Évora, tendo ocorrido pelas 06h13. Este sismo, com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Évora, não terá causado danos pessoais ou materiais.

Assim, os sismos registados foram os seguintes:

NW Vidigueira (0.7)
W Alcoutim (0.9)
NE Machico (Madeira) (1.1)
SW Faro (1.9)
SE Évora (2.2)

Segundo dados do IPMA todos os dias ocorrem cerca de 1000 sismos com magnitude entre 2 e 2,9. “O território do continente, assente na placa euro-asiática, caracteriza-se por uma sismicidade de nível intermédio em termos globais, quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência”.
A maioria dos sismos ocorrem na zona sul do Algarve, principalmente a sudoeste do cabo de São Vicente. O IPMA refere que “nos últimos 40 anos existe alguma aglomeração sísmica na zona de Évora, na zona litoral entre Santarém e Coimbra e a este da Costa Vicentina. No restante território a sismicidade tem sido dispersa”.

Não haverá, pois, qualquer motivo para alarme, tratando-se, de algum modo, de uma situação comum.

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados