Torres Vedras | Caravelas-Portuguesas e outros organismos avistados em praias do concelho

CPVV
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Caravelas-Portuguesas e outros organismos avistados em praias do concelho de Torres Vedras

 

O Município de Torres Vedras alertou, há poucos minutos, para o fato de que “vários organismos gelatinosos têm surgido nas praias do concelho de Torres Vedras”.

Vários organismos gelatinosos têm surgido nas praias do concelho de Torres Vedras. Em causa estão as espécies Physalia physalis (caravela-portuguesa) – muito urticante e bastante comum nos Açores e na Madeira, ocorrendo na costa continental com pouca frequência – e Velella velella – de tentáculos pequenos e ligeiramente urticantes, pode formar agregados densos em vastas áreas de areal ou à superfície da água.

Caso seja picado, adote os procedimentos indicados pelo GelAvista (programa responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos na costa portuguesa) para picadas de organismos gelatinosos:

    • Com cuidado e sem esfregar, lave a zona afetada com água do mar;
    • Recorrendo a um cartão de plástico (como um cartão multibanco ou uma carta de condução), remova os tentáculos que poderão ainda permanecer na pele;
    • Se possível, aplique bicarbonato de sódio misturado, em iguais quantidades, com água do mar.
      No caso de ter sido picado por uma caravela-portuguesa, não utilize bicarbonato de sódio. Aplique apenas vinagre;
    • Aplique bandas de gelo para aliviar a dor. Não aplique diretamente na pele. Enrole as bandas num pano, numa t-shirtou numa toalha.
      No caso de ter sido picado por uma caravela-portuguesa, substitua as bandas de gelo por bandas quentes ou água quente, de forma a aliviar a dor;
    • Consulte o seu médico ou farmacêutico.
      No caso de ter sido picado por uma caravela-portuguesa, obtenha assistência médica o mais rapidamente possível.

Não use água doce, vinagre, álcool ou amónia, nem coloque ligaduras.

Mesmo quando os organismos estão mortos, as células urticantes mantêm-se ativas. Não toque nos tentáculos.

 


Caravela-portuguesa
A Caravela-portuguesa é, de facto, uma colónia. Um conjunto de indivíduos, cada um com a sua função específica, que forma um único organismo. Flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais. Os seus tentáculos podem chegar aos 30m. Esta é a espécie com maior poder urticante que ocorre com frequência na costa portuguesa, incluindo os Açores e a Madeira, pelo que deverá ser evitado o contacto directo sempre que possível. Em caso de queimadura, aplique vinagre e bandas quentes sobre a zona afectada.

 

Velella velella
Provida de uma estrutura superficial semelhante a uma vela, a Velella, flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais. Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo a superfície da água, e vastas áreas de areal quando dão à costa. Os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto. Se for picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio.

 

[Imagem: CMTV]

Leia também